terça-feira, outubro 14, 2008

In Treatment


Estava eu na psicóloga apos um ataque de ansiedade e ela pegou um livro. Logo apos eu citar que assisti o documentário “A Ponte” e achei que fazia todo sentido. (Nota: “A Ponte” é um filme que trata sobre suicídio, saiba mais aqui). Voltando. Drª Ilana abriu um livro marrom e grosso que deve ter comprado ainda na faculdade, e começou a me fazer umas perguntas. 9 se não me engano. Das 9, 8 eu disse sim. E foi assim que ela decretou. Você está depressivo.

Não que não desconfiasse, mas minha imagem de gente depressiva, depressiiiiiiva, é daquelas que não conseguem sair da cama. Ainda que alguns dias eu até sentisse isso, em outros estava numa boa. Mas digo uma coisa, ouvir o decreto da psicóloga (que depois foi confirmado pela psiquiatra) me deu um alívio desgraçado. Tive uma sensação estranha, como se enxergasse em preto e branco e finalmente alguém me dissesse que existem cores.

Sempre fui contra remédios. Quaisquer que fossem. Achava que meu corpo tinha que se virar sozinho. Era bom o suficiente para meus ancestrais. Aqueles que tinham expectativa de vida de 25 anos. Mas com o tempo e me relacionando com pessoas que tomavam essas pílulas mágicas chamadas anti-depressivos, cheguei a uma conclusão. Melhor uma vida boa tomando remédio do que uma vida miserável sem remédio.

O assunto é longo, mas o que queria tratar aqui é o porquê das pessoas tratarem depressão como se fosse disfunção erétil. Muita gente tem um medo desgraçado de falar que tem depressão, vergonha talvez. Eu não, trato como uma doença qualquer e ainda faço graça. Afinal, é químico, falta de seretonina no cérebro. Simples assim.

Me expor (como de costume) me trouxe um fato interessante. Tem muita gente depressiva por aí. Pra cada um que falo tem uma história, “minha irmã”, “minha mãe”, “eu”, todo mundo curtindo as droguinhas legais. A conclusão é óbvia, seja por época, sociedade, cultura, tem cada vez mais gente depressiva no mundo.

Então, por favor, se você acha que tem, ou tem depressão, saia do armário, estamos todos no mesmo barco, mesmo que seja cachoeira abaixo, não se envergonhe de falar que tem, e se suspeita que tem vá se tratar, faz um bem desgraçado ver o mundo em cores.

Para ter uma idéia aqui vai uma lista de sintomas de depressão, mas obviamente procure ajuda profissional.

Critérios para diagnóstico de depressão
(Segundo o DSM-IV, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4ª edição).

· Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo;
· Anedônia: interesse diminuído ou perda de prazer para realizar as atividades de rotina;
· Sensação de inutilidade ou culpa excessiva;
· Dificuldade de concentração: habilidade freqüentemente diminuída para pensar e concentrar-se;
· Fadiga ou perda de energia;
· Distúrbios do sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;
· Problemas psicomotores: agitação ou retardo psicomotor;
· Perda ou ganho significativo de peso, na ausência de regime alimentar;
· Idéias recorrentes de morte ou suicídio.

4 comentários:

Imara disse...

Kris, Não importa quantas vezes vc caiu, mas sim quantas vc quer se levantar !

Viva o prozac, fluoxetina,paroxetina etc etc etc!!!

Nereida Neri disse...

kkkkkk amei seu texto sobre depressão...

Kris Arruda disse...

Ae imara, nada como uma conhecedora...hahahaha...

Que bom nane, assim nem preciso das pilulas mágicas pra me sentir bem...hehehe...

Rodrigo disse...

7/9 por aqui, velhinho.

Fluexetina rox. Ajuda mesmo. Aí um belo dia, você percebe que não precisa mais. E acabou. :-)