segunda-feira, outubro 13, 2008

Colégio Twitter


Muitos ainda não sabem o que é o twitter, se não sabem dêem uma olhada aqui para saber do que estou falando.

O twitter é um servicinho polêmico, foi odiado por todos assim que criado, pra que raios seria útil um lugar onde você diz o que está fazendo com 140 caracteres? Pra muita pouca coisa mesmo. Mas o tempo passou e os usuários resolveram usufruir da ferramenta para os mais diversos usos, divulgação de propaganda, proliferação de links, msn comunitário, entre outros. De um jeito estranho, o twitter acabou virando uma sala de aula.

Toda sala de aula tem vários grupinhos. Os excluídos, Os específicos, Os populares, Os professores e Os que não são nada.

Os excluídos do twitter são aqueles que entram, escutam e saem calados. Se um dia eles faltam você não dá conta. Eles podem ser excluídos por vontade própria ou não, podem ser loucos para fazer parte da galera ou simplesmente não gostarem de se expor. As pessoas dificilmente falam com os excluídos, visto que eles quase não parecem estar lá, quando falam é por engano ou por esbarrarem no corredor da cantina.

Os específicos são aqueles que são conhecidos por alguma coisa. Ou o cara tem um banda, ou a menina dança balé, ou qualquer coisa específica. Estes são os interesses deles e só. Se você gosta ou tem curiosidade pelo assunto que eles dominam, conversa de vez em quando, divide, aprende. Se não for o caso, estes não passam de excluídos que algum amigo seu conversa de vez em quando.

Os populares todo mundo sabe quem são. Qualquer classe, festa, evento quer a presença deles. Distribuem tendências sendo elas boas ou más, novas ou velhas. Não importa se um específico já sabia que aquela banda era o máximo. É necessário um popular para fazer todos ouvirem. Os populares falam com os populares, só, de vez em nunca com um específico. E quando falam o transformam em popular.

Os professores tentam dar ordem na bagunça. São os que realmente sabem alguma coisa dentro daquela sala de aula, tem simpatia pelos populares mas vêem potencial mesmo é nos específicos. Os professores geralmente não falam com ninguém em especial, falam com a classe, mas estão prontos a atender qualquer dúvida, seja lá de qual for o grupo.

Os que não são nada. Bem, este grupo fica por último porque é o mais difícil de classificar, e também porque me considero parte dele. Estes falam com todo mundo, ainda que nem sempre sejam correspondidos. Tem interesse por tudo e acham que sempre podem aprender algo. O que não são nada, não são as maiores fontes de informação, nem técnicos, nem estão na moda. Mas eles estão lá, geralmente falando uns com os outros, meio que sozinhos, meio que cheio de amigos.

Assim é minha sala de aula do twitter, e poderia classificar cada um da minha lista nas devidas turmas. Será que a sala dos outros é assim também?

PS: Meu twitter é twitter.com/krisarruda , caso queria fazer parte da minha turma...

Nenhum comentário: