quarta-feira, novembro 05, 2008

Luto


Esses dias fui a doutora da cabeça, e ainda que ela não seja terapeuta, conversamos um pouco. Falei como andava minha rotina, o que vinha fazendo e como estava encarando minha vida. Expliquei que tenho uma certa mania de me desafiar, de resolver da maneira mais dolorosa por achar mais certa. Não gosto de me enganar, de fingir que nada acontece. Ela me entendeu, mas disse que meus remédios só me trazem equilíbrio, que passo por um processo de “luto” e disso não posso escapar.

Achei interessante ela falar assim, pois sempre achei que toda separação é uma morte. Afinal, quando acontece uma separação, duas pessoas deixam de existir, se transformam em outras coisas que podem ou não se comunicar. Essa é uma das grandes diferenças da morte em si, a possibilidade de comunicação. A não ser que tenha poderes mediúnicos é claro.

Outra grande diferença é o livre arbítrio. As separações geralmente são originadas a partir de escolhas, uni ou bilaterais. Mas geralmente uni. Isso pode deixar a coisa um pouco mais complicada. O lado que escolhe pode sentir culpa, enquanto o outro abandono.

Fora isso, a separação é muito parecida com a morte. E assim como ela, tem um período de luto. Agora qual o tamanho desse período? Quanto tempo da tristeza e desconcerto até apenas uma lembrança? Minha médica disse 6 meses. Lembro que a Charlotte, do Sex and The City, dizia que era ao menos metade do tempo que o relacionamento durou. O que no meu caso seria 2 anos (?!?). Eu não acredito nessas fórmulas ou regras.

Cada um tem seu período de luto, e é responsável por ele. Assim como tem gente que em um mês está saltitando de alegria, outros podem amargar anos vivendo uma relação que já acabou. O importante é saber que depende principalmente de nós. Sem desculpas, sem culpar o outro por te procurar, ou o resto da sua vida que está difícil. Só você decide quando quer parar e é completamente capaz disso.

Meu termômetro é o seguinte. Quando fui “terminado” no meu ex ex namoro, durante minhas lamúrias, lembro de ter pensado o seguinte. Se eu pudesse pedir a Deus para retirar de mim todo aquele sentimento pela pessoa, eu pediria? Em certo momento eu disse não, depois de algum tempo eu disse sim. Essa é minha prova, se eu quero remover todo aquele sentimento, que ainda que tenha sido ótimo por tanto tempo, no momento só faz mal, sei que dei o passo mais importante em direção ao fim do meu luto.

Luto tem que ser o mais breve o possível, e esse breve, sem dúvida alguma varia muito, só não podemos confundir luto com respeito, respeito deve ficar pra sempre, mas luto é apenas um processo doloroso e necessário, nada mais do que isso. Portanto, que acabe o quanto antes.

10 comentários:

Anônimo disse...

Isso em Psicologia chama-se Elaboração do Luto. É um processo, sem dúvida, pelo qual passamos durante toda a vida se levarmos a "morte" para o fim de qualquer coisa. Não é fácil e nem fórmulas eficientes existem.
Muito bom texto e reflexão, saiba que ao fazer isso, colocar pra fora, vc está dando um grande passo na conclusão do processo.
Pelo andar da carruagem, por tudo o que conversamos em nossas "reuniões confidenciais" eu imagino que vc já passou... agora só ficam as lembranças e não mais a saudade...
Que venha o próximo luto...rs... ou a próxima ex... hahahaha.
MM

P. R. A. disse...

Sabe, encontrei teu blog por acaso, nem lembro como... Mas me identifiquei com ele logo de cara. Tuas dúvidas, as 'provações' q tax passando agora são as mesmas q estou passando.
Lendo teu post de hj, me fez lembrar [mais uma vez] do filme Brilho Eterno de uma Mente Sem Memórias. Dias desses me peguei pensando se teria coragem de deletar minha ex-namorada da minha memória só pra evitar o sofrimento, a dor e todo o processo. Cheguei a conclusão q excluir seria inútil, melhor evoluir e amadurecer.

Te desejo mta coisa boa, pois simpatizo contigo e com esse sentimento.
Malz pelo texto gigante, mas uma mente atormentada, as vezes fala demais.

Anônimo disse...

Oi Kris,
Tive que postar, sempre leio , mas não comento, sou MMzete, sabe como é, rsrsrsr...
Mas vc precisa VIVER esse LUTO, o meu luto durou 2 anos, muito tempo, pouco tempo? Who Knows?
Mas tenha certeza de uma coisa, vc vai sair dessa CURADO e pronto pra outra, ou outras??
Abraços

Kris Arruda disse...

P.R.A realmente eu não apagaria tbém...Brilho Eterno é fantástico, a idéia é ótima pq é seu primeiro reflexo é querer tirar tudo de vc, mas não precisa, é melhor como vc mesmo disse usar tudo para própri evolução, e o tempo cuida de transformar tudo em lembranças...

Angela, realmente o Luto é inevitável...mas esse negócio de 2 anos pra mim é loucura....hehehe....tenho que resolver tudo na hora...

Eterna Aprendiz disse...

Tudo o que é bom dura o tempo suficiente para ser inesquecível...

E fim... todo o resto, passou, ficou pra trás.

Bola pra frente e keep walking

becitos

Anônimo disse...

Passo por isso. Posso dizer que os 3 primeiros dias são os piores para qq coisa nessa vida. Depois temos que levar a vida adiante e daí descobrimos o luto em cada coisa que tinha ligação com aquela pessoa.
Em alguns casos o luto será eterno mesmo; assim como na morte de uma pessoa querida. Pior se vc fez algo errado, se perdeu aquela pessoa pq fostes um(a)idiota completo (a) e apenas agora, tarde, percebes que não há volta. Não resta nada mais mesmo; apenas vestir o preto e seguir.

Mulher; 32 anos; começando novamente

Kris Arruda disse...

Admiro essa maneira prática de lidar com as coisas Fê, mas pelo menos pra mim, não é tão simples não...

Anônima, realmente tem coisas que simplesmente não passam, só se tornam paisagem. Acho difícil relacionamentos onde apenas um seja culpado do fim, por mais que a culpa sempre seja mais de um do que de outro, todos podiam fazer/evitar certas coisas. O que resta depois de feito é tentar aprender com o erro né...mas só tentar...hehehe...

Boa sorte no seu recomeço.

Anônimo disse...

Kris, Você escreveu algo bem interessante: aprender com o erro.
É essa a grande lição de qq relacionamento né? Aprendemos qdo erramos com os amigos, com a família e claro com os amores.

O recomeço é como uma passagem...

Obrigada, Preciso de sorte neste recomeço mesmo! E espero que seu recomeço seja bom...iluminado.

Anônimo disse...

SB. olá! encontrei voces por acaso, e realmente toda separação traz um luto, nesse momento o que precisamos é chorar, chorar mesmo.... depois é como uma missa de sétimo dia- depois do lamento só saudades.

Kris Arruda disse...

Sim. E certas saudades não passam.