quinta-feira, novembro 27, 2008

Super-exposto.



Em fotografia (ou cinema) dizem que algo ficou super-exposto quando por algum problema (e ás vezes de propósito) a imagem aparece muito clara. Deixaram entrar muita luz, seja por espaço ou tempo demais. A imagem fica “lavada”, esbranquiçada, o que impede que se veja o retrato como ele realmente é, com todos seus detalhes, defeitos e qualidades. Por muitas vezes essa imagem pode parecer melhor ou pior do que verdadeiramente é, mas independente disso, uma coisa é certa, é diferente do original.

Por aqui, me exponho cada vez mais, deixando entrar a luz que for, nunca me preocupando muito com tempo ou velocidade. Prefiro pecar pelo exagero, melhor ver uma realidade brilhante mais clara do que é do que escura e indecifrável. Não tenho problemas com isso, acho o preço baixo pelo prazer que tenho com os muitos comentários positivos que recebo. E não falo (exclusivamente) daqueles que elogiam meus textos, e sim daqueles que se identificam, e de alguma maneira não se sentem sozinhos, quando passam por dificuldade e indagações como as minhas.

O fato é que eu não estou sozinho nesse mundo e não sou anônimo. De diversas formas, o que escrevo aqui pode influenciar minhas relações sociais. Como já disse um tempo atrás, o que escrevo aqui, genericamente ou não, pode ser entendido como o receptor quiser. Pode vestir a carapuça ou vestir em alguém. Além disso, minhas opiniões, atitudes, credos, criam uma persona que não necessariamente sou eu.

Como uma imagem super-exposta, o meu retrato aqui não corresponde exatamente ao original. Tem a mesma silhueta, mas esconde o que não quero mostrar e destaca o que nem é tão notável assim. Aparento aqui o que quero, ajusto a câmera para mostrar o que acho mais interessante, respeitando duas coisas. A vida alheia, que não me pertence, o que é interessante para os leitores, ainda que não seja a coisa mais marcante ou importante para minha vida.

Não gosto de desagradar aqueles que me acolhem e vivem a minha volta por causa da imagem difusa construída aqui, mas espero que todos que passam por aqui, lêem, analisam, entendam que escrevendo, sou quem preciso ser, dou o que me pedem, não sou melhor ou pior, sou uma pessoa extremamente comum. O mais importante para aqueles que me conhecem é entender que um dos maiores prazeres da minha vida é escrever, é sentir que ajudei alguém, fiz rir, se emocionar, sonhar, mesmo que seja apenas uma pessoa, isso sou eu, e se for errado ou atrapalhar a vida de qualquer um, tentem me perdoar, não quero perder vocês, afinal, sem tudo que eu vivi e vivo com todos vocês nada existiria.

6 comentários:

Eterna Aprendiz disse...

É... esse é o mal de ter um blog... corremos o risco de sermos mal interpretados...

E isso serve pra mim, tbém!!

Por outro lado, o meu blog é uma terapia pra mim... eu escrevo o que me vem na alma, no coração...

É um desabafo que me deixa tão bem depois.

Como tudo na vida, há seus prós e contras....

Beijos

Anônimo disse...

O que o outro vê no que se escreve, no que se fala, no que se mostra (ou não mostra) não é sempre como uma super exposição do que se é?

Porque não creio que só na escrita aqui isso aconteça. Na vida acabamos fazendo como a câmera. Não sei ainda se isso entra na valoração de bom ou ruim, é apenas o que se pode fazer.

Conseguir ser e mostrar o que se é é algo que fascina, mas assusta e, isso sim, super expõe... a tudo o que vier.

De qualquer forma, só o texto em si já merece palmas.

Anônimo disse...

Eu gosto de blogs que ajudam a conhecer faces do autor que não teríamos oportunidade de conhecer em outros espaços. Acredito, faço, apóio. E o movimento pró-blog dos amigos continua!

wall disse...

Escrever é o melhor remédio, vira uma espécie de terapia, é uma forma de se expressar por ângulos que talvez só seja possível de ser feita assim ESCREVENDO...

Anônimo disse...

sou uma ENORRRRME fã dos seus textos...
sem comentários, sem julgamentos, (ja pequei por fazê-los), sem interesse à vida alheia...
sei lá.. o modo como vc pensa e escreve me fazem vir quase todos os dias p refletir um pouco com as suas palavras...me indentificar em algumas muitas situações!

adoro!...parabéns sempre.

Ciça (do jkt...rs)

Kris Arruda disse...

Obrigado a todos pelo apoio. É por isso que continuo escrevendo. :-D