terça-feira, novembro 04, 2008

Fidelidade existe?


Mais uma vez me pego na dúvida entre ser e estar. Na verdade isso nem é dúvida, é crença mesmo. Já faz um bom tempo em que acho nosso modelo de relacionamento tradicional impraticável. O ser humano simplesmente não nasceu para monogamia. Ainda que muitos possam bater no peito e falar que sempre foram fiéis, que nunca traíram seus parceiros, ninguém é fiel, apenas está fiel.

Fidelidade é uma coisinha por si só, bem relativa, até onde pode-se ir sem trair? Podemos ser simplistas e falar que apenas fato consumado através de contato físico é traição até uma visão extremista que acha que se o namorado ver uma Playboy já está de certa forma traindo. Então não é nada fácil ser fiel com seu parceiro, visto que cada um tem um ponto de vista, um limite.

Eu sou quase um extremista, basta saber que uma namorada deu corda para um outro cara, mesmo que tenha sido apenas para alimentar o ego, que considero infidelidade. Por outro lado acho que é perfeitamente normal querer agradar o ego, é instintivo e necessário, muitas vezes inclusive impede a pessoa de algum dia passar desse ponto. Contraditório eu sei.

Por isso há algum tempo duvido do modelo monogâmico. Ninguém precisa ser gênio para perceber isso. Veja a quantidade de separações litigiosas, de amigos que tem casos, da cada vez maior, aceitação em ser amante ou admitir que tenha uma. O que noutros tempos era considerado um absurdo, é cada vez mais comum, e a razão disso na minha opinião, é que todos estão percebendo que é complicado fugir disso.

Ser fiel é impossível por culpa da nossa construção. Nossos instintos são incontroláveis, e não importa o quanto você ame uma pessoa, eles podem se manifestar sem você saber muito o porquê. É assim, como medo, paixão ou desânimo. Não tem explicação certa, apenas teorias.

O que impede o mundo de sair se traindo por todos os lugares, em alguns casos, é o estado de fidelidade. Estar fiel depende de muita força de vontade e uma relação muito bem construída. Quando você está fiel, esquiva de qualquer situação que possa dar margem para seus instintos aflorarem, não dá margem para sentimentos intrusos e principalmente, não tem vontade de fazer nada relacionado a isso. O comportamento natural é seguir com sua vida do jeito que ela sempre foi, se privando de uma conversa aqui e outra ali. Sabemos muito bem o que estamos fazendo e quando cruzamos os nossos próprios limites.

Minha visão já foi muito pessimista em relação a isso, causando uma descrença no mundo tamanha, em que pensava se valia a pena me render a esse modelo de relacionamento. Ainda acho que ele é muito mal resolvido, que vem de uma série de costumes e regras que não fazem mais sentido, quem apenas algumas gerações futuras poderiam viver uma relação natural, boa e saudável. Sem esforços.

Hoje enxergo uma coisa positiva em achar que ninguém é fiel. Ser é fácil, se nasce assim ou não, não acredito em mudança de caráter e personalidade, apenas amadurecimento e conduta. Já, estar, demanda o uso do livre arbítrio. Para isso é necessário esforço e determinação tamanhos, que são dificilmente mensurados.
No caso de estar fiel, precisamos reprimir nossos instintos, abrir mão da liberdade e querer muito ficar assim. O que só valoriza a fidelidade conquistada. Se um dia ela acabar, não é caso de enganação, decepção, é apenas o fim de um ciclo, que pode ser triste e indesejado, mas precisa ser respeitado.

Mais sobre esse assunto lá no MM Planet.

13 comentários:

Lia disse...

Gostei. Estou fiel, acabei de saber...rs.

Um abraço e prazer.

Alex Sami de Arruda disse...

Para o modelo clássico realmente acho que "estar" é necessário extamente certo esforço e determinação imensuráveis. Mas por outro lado sempre acreditei que é possível amar mais de uma pessoa linearmente ... se todos os envolvidos entendessem isso ... estaríamos no fim da monogamia. ASA

Anônimo disse...

Gosto demais de ler seus textos..

Beijos

Kris Arruda disse...

Lia e Rô, bom ver vocês por aqui também. Muito obrigado pela visita. Voltem sempre.

Primo, acho que leva um bom tempo para esse ideal mesmo...

Francisco disse...

Para mim, fidelidade é maior do que cama e desejo. Acredite, nem sempre aquela que nunca pegou ninguém é fiel a você!

Já vi casais que tinham todos os problemas do mundo de chifres, em trancos e barrancos, mas na hora que a casa caiu de verdade para um, um ficou do lado do outro. E ambos juntos se reergueram. Isso é fidelidade! Isso...

Maldita sociedade ocidental hipócrita e moderna!

Lia disse...

kkkk...acho que a que fidelidade significa para cada um de nós vai bem além do que significa no dicionário, não é?
Por isso que o "bicho" pega!!!
E por isso é tão difícil julgar. Há pros e contras a torto e a direito e todos procedem.
Por outro lado, rs, não podemos dar uma de Pilatos...
Ô mundo doido!!

Estou ficando viciada em blogs...que coisinha gostosa!
beijos

Anônimo disse...

Fidelidade e um lance complicado, antes eu achava absoluto mais depois que entrei na faculdade meus paradigmas cairam, agora eu sei que e mais complicado não trair do que trair...

Anônimo disse...

Aceitar a infidelidade e reconstruir a relação é fantástico... Eu reconstruiria tudo... faria uma caixa de cimento e jogaria lá os pedaços da pobre e esquartejada moçoila... Ficaria com ela para sempre... não é? Embaixo da terra...rs.

Agora sério, esse modelo proposto como ideal é complicado de aceitar. Seria preciso um desprendimento muito grande...
Mas se der certo, quem sabe não se torna o... The New Black...

MM

Kris Arruda disse...

ë, eu acho também que é bem relativo. Mas quando pensamos em fidelidade, geralmente ligamos a exclusividade da monogamia. Mas existem vários tipos. Inclusive a Lealdade que considero até mais importante.

wess, fantástico seu comentário..hahaha...boa sorte nas cervejadas...

Unknown disse...

Oi Kris

Acho legal tb usar a palavra "cumplicidade".

Quer dizer que acima de tudo, apesar do q acontecer - aquelas pessoas estarão juntas pro que der e vier !

Claro q para isto precisamos de algumas regras. É necessário q seja delimitado o espaço de "até aonde se pode ir". Senão seria muito fácil mandar a mulher recolher as xicaras depois do café com a peituda.... aí tb não dá né !

O q eu acredito é q vc não precisa obeceder os padrões impostos pela sociedade. Desde que haja cumplicidade e sentimento - qualquer casal pode viver muito bem fazendo as suas próprias regras. Claro q é fundamental fazer uma "revisão" de tempos em tempos...os conceitos mudam, as pessoas de adaptam (ou não), o interesse diminui na mesma proporção inversa em que a segurança aumenta....

Mas afinal de contas, se fosse muito fácil quem iria querer?

bj
Imara

Eterna Aprendiz disse...

Também sou extremista, 8 ou 80, mas acredito na fielidade.

Não só no relacionamento a dois, mas com relação aos amigos, a um contrato empregatício... enfim, meu jeito "Pollyana" de ser faz com que eu seja uma mulher de fé.

Mas não discordo de você, é apenas uma opinião.

Beijinhos

Anônimo disse...

Em primeiro lugar boa noite!

Primeira vez nessas paragens, mas gostei e acho que vou voltar, se puder...

Meu apelido é casto, rs* e eu queria compartilhar umas coisas com vocês todos sobre fidelidade, digo fidelidade "forçada", uma experiência muito pessoal. Gostei desse tópico, ok, então...

"...acho nosso modelo de relacionamento tradicional impraticável..." Me too!

" O ser humano simplesmente não nasceu para monogamia..." Yes! Mas temos que mudar, porque o mundo mudou, evoluiu! O homem só consegue ser feliz e se realizar plenamente, se e quando "ESTÁ" em estado monogâmico. O egoísmo é péssimo para o homem. Já a abnegação...

"... ninguém é fiel, apenas está fiel" Totalmente verdadeiro.

"Fidelidade é uma coisinha por si só, bem relativa, até onde pode-se ir sem trair?..." Nossa exatamente!

"...se o namorado ver uma Playboy já está de certa forma traindo..." Claro que está, sem dúvida... Sem falar em masturbação e nas fantasias que passam na nossa mente quando gozamos. A punheta é uma traição muda, a pior de todas...

"...Nossos instintos são incontroláveis..." Com certeza!


"Minha visão já foi muito pessimista em relação a isso..." A minha também, aliás, ainda é! Precisamos de AJUDA para quebrar esse modelo, parar de trair e aprender a viver felizes dentro da monogamia.

Bom, agora vou dizer o que penso. Todo homem mente e trai. Nós somos programados de fábrica para isso. DNA, cultura, seleção natural, sei lá, chamem vocês do que quiserem, lamentem, mas não neguem somos assim. Somos criados por nossas mães para sermos assim! Mas podemos mudar. Podemos ser mais felizes e realizados. Não é mais para ser assim... O mundo já mudou acordemos! Que mulher que gosta de um sujeito traira?

Mas por outro lado, nenhuma mulher tem ou pode ter certeza absoluta que o companheiro É fiel. DIGO CERTEZA ABSOLUTA! Podem no máximo ter certeza que ele NÃO É FIEL (pior caso) ou que ESTÁ FIEL.
(como vc sabe que teu namorado não está te traindo nesse instante?)

Mas te garanto que nenhum homem se sente bem traindo, sendo egoísta, mentindo para a companheira (só se for um crápula), se masturbando e fantasiando com a Melancia...

Mas se trair ainda é um ato instintivo, não é intencional e isso não nos deixa felizes ou orgulhosos, apenas culpados... Fato: nada nos impede de fazer novamente, porque somos fracos. Sim somos fracos

Eu fui muito infeliz porque saia com várias mulheres, traía minha garota, porque não conseguia conciliar minha paixão, amor, dedicação com a luxúria, com meu desejo de "pegar todas".

Como saí desse ciclo de mentira, traição, desejo, incompletude, arrependimento? Bem, um dia contei tudo para ela, disse que a amava e pedi ajuda. Bom, na época já estávamos brincado com algemas, vendas e algumas coisinhas do tipo... Logo surgiu a idéia de eu usar um cinto de castidade masculino 24h por dia... Sério, tô sendo sincero, não tô de sacanagem não. Foi a melhor coisa que fiz. Deixei ela me trancar em um cinto de castidade (CB3000). Desde aquele dia, ela decide quando, onde e como transamos. Não posso sair sem ela abrir o pequeno cadeado. Não posso mais trair, não posso mais me masturbar e fantasiar com outras.

Gente sou muito, muito mais feliz assim. Não posso tocar no meu pau, as vezes rola uma frustração, mas ela tá tão feliz...

Só o uso "forçado" do cinto de catidade pôde acabar com a minha compulsão de trair... Não é pra todo mundo, mas quem quiser tentar eu assino em baixo ... É isso aí! Viva a monogamia.

Anônimo disse...

então pra concluir, acho que existe sim, claro que existe, principalmente quando seguido de UMA GRANDE DOSE DE SUBMISSÃO MASCULINA, DOMINAÇÃO FEMINA E UM POUCO DE MASOQUISMO.

Fácil...

cast0