sexta-feira, dezembro 19, 2008

Cada um tem o que merece.



Essa é uma das maiores verdades que já ouvi na vida. Só temos o que merecemos mesmo, seja bom ou ruim. A vida não é injusta, o mundo não é injusto, seja lá o que passarmos, merecemos isso. Pra mim é mais fácil ainda, visto que sou espírita e acredito que tudo tem um porquê.

Mas você pode pensar que por muitas vezes viveu coisas muito ruins, que não fez nada para merecer isso. Maomeno. Como já discuti aqui, a história do Livre Arbítrio nos coloca um grande poder e consequentemente, responsabilidade nas mãos. Ao mesmo tempo que podemos fazer o que bem entendermos, somos responsáveis por isso. E não fazer nada é opção também, não é obrigação.

Tendemos a achar que não temos opção, que a situação que estamos é inevitável, e que devemos aceitar nossa realidade. Mentira. Seja lá qual for sua dificuldade, esta pode ser superada. Pode ser um milhão de vezes mais difícil do que para outras pessoas, mas é possível. Ainda acha que é impossível, e que no seu caso realmente não tem opção? Assista para-olimpíadas, eles tem um bom argumento.

Isto posto, vimos que nossa realidade só depende de nós, e consequentemente, quem decide o que merecemos somos nós mesmos. Se vivemos infelizes em nossos trabalhos, merecemos essa infelicidade por não termos coragem e força de vontade de procurar outro melhor, se sofremos num relacionamento, a mesma coisa. Assim como, quando estamos uma fase em que tudo parece dar certo para nós, devemos ter a consciência de que graças a nossos esforços chegamos a isso, não é sorte, não é facilidade, é fruto de nossa postura e conduta.

Acredito então, que cada vez que eu me der mal, que estiver triste por algum motivo, devo parar pra pensar porque estou fazendo isso comigo mesmo. Porque deixei que decidissem por mim o que eu merecia, me lembro da responsabilidade que tenho pelas minhas decisões e analiso o que ando achando que mereço.

Sou seguro o suficiente para saber que mereço muito, que tenho defeitos claro, mas que pegando pela média, eu mereço muita coisa boa. Portanto, não paro de pensar que minha realidade ainda está longe da que mereço, não aceito viver na fantasia de uma vida ideal, vou atrás dela, porque sei que é nela que devo viver, sem pensar no fim da vida que aceitei muito menos, e perceber que eu mesmo acreditei que mereci isso.

Não é bobagem de correr atrás de seus sonhos, de buscar o sucesso, apenas busque o que é seu por direito, o quanto você sabe que vale, se não buscar entenda que voc6e mesmo foi quem decidiu que valia menos. Se não se conformar com isso, faça alguma coisa, batalhe, tente, se mexa, só não espere que as coisas caiam do céu, pois não haverá surpresa. Cada um tem o que merece.

2 comentários:

Anônimo disse...

Como eu tbém sou espírita praticante, acredito mto na lei da ação/reação, causa/consequência.

Todos temos noss livre arbítrio e cabe a nós mesmos sabermos o que devemos ou não fazer.

E, tendo consciência de que algo é errado, e praticamos mesmo assim, a reação e a consequência são bem piores.

Beijosssssss

Camila disse...

Às vezes peco por concordar em excesso com essa idéia. Tenho mania de puxar toda a responsabilidade por qualquer coisa (especialmente pelas que dão errado) pra mim...