quinta-feira, dezembro 11, 2008

O Amor tem Idade?

Direto do Agridoce eu pergunto: O Amor tem Idade?


Minha ex-ex tem 7 anos a mais do que eu, minha ex tem 7 a menos. Obviamente nunca vi problema em diferença de idade para me relacionar com alguém. Ainda que a diferença pareça ser pequena, na minha idade ainda é bastante relevante. Afinal, quando namorava com a mais velha tinha acabado de sair da pós-adolescência e ela chegando a idade de ter filhos. Já no caso da mais nova, o contrario aconteceu. Começamos quando ela ainda estava no colegial e eu já preparava o terreno para aquietar.

Foi só após o final do segundo relacionamento que percebi, que de certa maneira, meus dois relacionamentos terminaram por causa da tal diferença de idade. Os motivos do fim, a falta de motivação em continuar, foram bem diferentes, mas de uma maneira ou de outra, estavam ligadas a estarmos vivendo em fases diferentes da vida. Numa estranha inversão de papéis sofri o que provoquei e provoquei o que sofri. Foi a diferença de idade que mudou a sintonia entre eu e elas.

A culpa foi da idade? Não. Foram diversos os motivos para o fim de ambos relacionamentos, mas por diversas razões, a idade transformou problemas contornáveis em situação insustentável. Não há como brigar com objetivos, desejos, interesses, energia. Não com todos esses ao mesmo tempo pelo menos. Em ambos casos tive a impressão de que a falta de amor não foi o problema, nem a convivência a dois, faltou combinar o ritmo, e isso só poderia acontecer de vontade dos dois se estivessem na mesma fase da vida.

Mas não acredito que a diferença inviabilize uma relação, e sim a fase. Tenho vários amigos que vivem fases de vida diferentes das que sua idade acusaria. Uns tem quarenta e querem farra, outros tem vinte só procuram sossego. Enquanto existem mulheres que com vinte e três querem casar e ter filhos, outras querem mesmo é experimentar, conhecer, serem completamente livres para se encontrarem.

Existem muitas exceções, mas ainda são exceções, normalmente as pessoas vivem as fases da vida que suas idades sugerem, e não tem como fugir disso. Não dá para pular nenhuma fase, todas tem que ser vividas, pois se não for hoje, uma hora elas voltarão com força total e as opções se reduzirão a vivê-las ou ser eternamente infelizes. E ninguém são escolhe pela infelicidade.

Acredito que se relacionar com alguém de idade diferente é sempre mais complicado, ainda que possível, desde que ambos saibam que já viveram o que tiveram que viver, que a partir do momento que se juntaram tem de estar em sintonia próxima um do outro, do contrario, o ruído será inevitável.

3 comentários:

Anônimo disse...

Já postei lá....

Márcio Baptista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Maravilhoso....parabéns.

mais uma vez, me encontro no meio das suas palavras e situações...

Ciça