domingo, setembro 05, 2010

Todo bailarino é viado. Ou não.

Sempre fui um cara preconceituoso quando o assunto era Ballet. Nas verdade não com o Ballet, mas sim com possibilidade de um cara dançar Ballet, não sendo gay. Os trejeitos, a delicadeza, é tudo muito feminino, o que me fez acreditar que estava certo. Ballet é coisa de "menina".

A (minha) verdade seguiu absoluta por anos, até que duas coisas aconteceram.

A primeira, uma ex-namorada, fanática por Sex and The City, me convidou a assistir junto o fatidico seriado. Eu assisti (e gostei) todas as 6 temporadas. Nos seis anos de história, dois caras da série me chamaram atenção. Um, o Mr. Big, exemplo de como um homem deve lidar e aprender com as coisas que não entendemos das mulheres.

O outro foi Aleksandr Petrovksy, um russo que a Carrie namora na última temporada. Bem, tentando não perder o foco, depois de um bom tempo, fui descobrir que quem fazia o russo era o bailarino Михаил Николаевич Барышников, também conhecido como, Mikhail Nikolaevich Baryshnikov.

Quem é da minha época deve se lembrar dele. Pelo menos do nome.

E aí? E aí que vi o cara interpretando um cara completamente hetero, e li que não precisou interpretar muito, pois o personagem era bem parecido com ele. Ok, talvez fosse uma exceção no planeta.

A segunda coisa que me aconteceu, envolvendo Ballet, foi conhecer uma bailarina. A primeira que conheci em toda a vida. E, curioso que sou, a "sabatinei" com milhares de perguntas. Ela me explicou que realmente, no Brasil, bailarino hetero é um em um milhão. Mas que fora daqui é muito diferente. Inclusive, em muitos lugares, bailarinos tem fama é de comedores. Na Rússia por exemplo. Aha!

Mas ainda assim, os trejeitos, o colã, as sapatilhas. Não tinha jeito. A prova final, fui assistir o tal do russo dançar em vídeos no YouTube. Pelo processo, fui tentando esquecer aquele bando de frescura e me atentar ao movimento, a expressão em si. O que vi, não foi graça, nem "desmunhecada". Vi precisão, força, rapidez. Vi que esse cara consegue fazer a coisa mais "gay" do mundo, de uma maneira masculina. Masculina como pregar tábuas? Óbvio que não. Mas ainda assim.

Dê uma olhada se vocês conseguem enxergar o que eu enxerguei.


Pobre Gregory Hines, tentando acompanhar.

[UPDATE] A Tha colaborou por comentário. Mais uma razão para olhar o Ballet com outros olhos.

10 comentários:

Thaís disse...

Nossa, Kris, AMEI esse texto! Disparado o melhor por razões óbvias... :o)

Misha, apelido carinhoso no mundo da dança para o Baryshnikov, não é só exemplo de previsão, força e rapidez, mas é um artista completo. Desde sempre, vê-lo dançar hipnotiza. Se existem ídolos, ele é um dos meus poucos!

Sobre a masculinidade dos bailarinos, bom saber que influenciamos positivamente as pessoas. Essa coisa latina do bailarino viado é muito forte na nossa cultura e nos prejudica bastante. Faltam rapazes nas salas de aula. Por isso é ótimo saber que o "macho moderno" pode sim mudar de ideia. Não é preciso dançar, mas se pelo menos não tiver o olhar preconceituoso já ajuda bastante.

E é claro que sempre se pode enxergar a situação com bom humor, né? O comercial da cerveja Isenbeck fez isso muito bem. Sorte do carinha que dança ballet. :o)

http://www.youtube.com/watch?v=5yAIZDp5ZTc&feature=related

Beijão!

Kris Arruda disse...

Obrigado pelo vídeo, Tha. E por todo o resto também. ;) Bjos.

Anônimo disse...

Kris, dei risada com o texto..vc me divertiu...rs Qto à sexualidade dos bailarinos, concordo que realmente em sua maioria devam ser homo, não desmerecendo isso nem um pouco a sua arte, ao contrário, talvez até emprestando uma sensibilidade extra.Embora,muitas vezes, seja um desperdício.rs
Enfim... também aproveitei e li seu blog "aqui e alí" e da mesma forma li passagens que gostei muito.Congrat´s.
Bjo Ju.

Andreza Magalhães disse...

Kris,

Olha só, o irmão de uma amiga minha é bailarino profissa e muito macho hein? Pai de família e tudo!

Segundo Freud todo homem tem um lado feminino, que pode aflorar de diversas formas, você não acha?

Mas concordo, que a maioria é, pela profissão exigir uma sensibilidade tão apurada.

Drêjocas

Kris Arruda disse...

Que bom que se divertiu, Ju. (Ainda que eu não saiba exatamente que Ju é vc. Rs...)

Drê, taí o Misha pra provar que existem exceções. Rs... Todo homem tem um lado feminino sim, eu tbém sou prova disso. Rs...

Anônimo disse...

"Would u mind? I´d like some privacy here."Caro Kris, eu saberei qd for eu.Qq coisa, eu te conto.rsrs
Apenas uma Ju, dentre tantos leitores, que curtiu seu blog. :)
Até,
Juliana.

Kris Arruda disse...

Opa, respeito total a sua privacidade. Mas vai que era alguma Ju que achava que eu sabia quem era ela... Rs...

Fique a vontade. ;)

Drê Magalhães disse...

Isso ai querido Kris! Ser Macho Moderno é pra poucos!

Adoro seu blog e suas visões...;-)

Beijos

Ariane Salmazo disse...

Kris, adorei seu texto.
Fiz ballet durante 10 anos e pude comprovar que o ballet tem sim muito espaço para os machos...
Resta apenas os verdadeiros machos modernos de pantão terem coragem de assumir a paixão pela dança.
beijos
Ari

Kris Arruda disse...

Valeu, Ari.

Acho que com o passar do tempo isso mudará sim.

Bjos.