quinta-feira, maio 27, 2010

10 coisas que os homens podem aprender com a Mitologia Grega.

Júpiter, o Zé Mayer do Panteão.


- Pandora

Prometeu era um titã, que na nossa linguagem seria um coordenador de obras. Seu irmão. Epimeteu (não pense besteira), construiu e ele checou. Na checagem, Prometeu viu que seu irmão tinha esquecido de dar uma qualidade especial ao homem. Correu até o sol e trouxe o fogo. Beleza, após terminado o trabalho, Júpiter (Deus dos Deuses) ficou puto pelo assalto ao Sol e mandou Pandora, a primeira mulher, de presente para Epimeteu. Acho que aqui vocês já sabem onde vou chegar. Epimeteu guardava em uma caixa todos os males, Pandora, como toda mulher, era curiosa. Afinal, o que Epimeteu queria tanto esconder? Abriu a caixa e libertou toda a porcaria do mundo. Sobrou lá dentro apenas a esperança. Antes tivesse escapado.

1) Portanto, não deixe sua mulher curiosa.

- Cupido e Psique

Vênus, Deusa da beleza, certo dia ficou sabendo que uma reles mortal estava sendo adorada mais do que ela própria. A beleza de Psique trazia povos de todos os lados para vê-la. A Deusa então convocou seu filho, Cupido. Ele devia ir até ela e a amaldiçoar para que nunca tivesse um marido. Pois bem, Cupido até tentou, mas sabe como é, ela era gata e Cupidão tinha o maior coração mole. Acabou se apaixonando. A história se estendeu por um bom tempo, até que Cupido recorreu ao Big Boss, Júpiter. Ele a tornou imortal e eles foram felizes para sempre.

2) Sogro e sogra não é desculpa. Se quer que dê certo, se vira.

- Eco e Narciso

Eco era uma Ninfa, amiga de Diana. Ela era linda, mas falava mais que a boca. Sempre queria ter a última palavra. Um belo dia, Diana, desconfiada do marido, foi atrás e descobriu que o safado estava a traindo com as ninfas. Eco, apara acobertar as amigas distraiu Diana com seu dom. A Deusa da Caça ficou possessa é claro, e condenou Eco a só poder repetir a última coisa que ouvisse. (Eco, pegou, pegou?). Beleza. Um dia Eco viu um gatão na floresta, Narciso. Depois de uma certa dificuldade em se comunicar com este, acabou sendo menosprezada. Narciso se achava muito bonito pra ela. Essa parte vocês já devem conhecer. Numa bela tarde, em alguma floresta da Grécia, Narciso lavando o rosto num riacho se apaixonou pelo próprio reflexo, caiu na água se afogou e gritando por socorro só ouvia Eco repetindo seus gritos de desespero.

3) Não esnobe uma mulher. Seja ela bonita ou feia.

4) Manera na vaidade. Se cuidar é uma coisa. “Dar uma” olhando seus músculos no espelho é outra.

- Édipo

Laio, Rei de Tebas, ouviu da boca pequena que seu filho recém-nascido viria a lhe tirar a vida. Entregou para um pastor matar, porém este não o fez, deixou o bebê pendurado em uma árvore. Camponeses o acharam e o criaram, lhe dando o nome de Édipo. Um dia, Édipo vinha com uma carroça de um lado, Laio, seu pai, vinha pelo outro. Rolou um stress típico de trânsito, e Édipo, nervosinho, acabou matando seu pai sem saber. Você pode perguntar: “E a mãe do moleque?”. Vamos a ela. A mãe do rebento, Jocasta, continuou em Tebas. Certo dia uma Esfinge, um monstro meio mulher, meio leão, assombrava a cidade da rainha viúva. O monstro fazia enigmas aos transeuntes, se acertassem, podiam passar, se errassem, passavam dessa pra melhor. Édipo, metidão, foi lá e acertou o enigma. A Esfinge, humilhada, se jogou do penhasco e morreu. A cidade em festa proclamou o rapaz seu novo rei, e Jocasta sua rainha. Assim seguiu até que um dia os dois descobriram o parentesco, Jocasta se matou e Édipo furou os próprios olhos e vagou pelo mundo até sua morte.

5) O mundo, como sabemos, é pequeno. Pesquise a mulher com quem está se envolvendo, ela pode ser sua prima (daí tudo bem), sua irmã bastarda (daí não) ou irmã do seu amigo. (tudo bem, se ele não lutar jiu-jitsu).

- Castor e Pólux

Os filhos de Júpiter (pra variar, todo mundo é filho desse fanfarrão) eram gêmeos e nunca se separavam. Participaram de diversas batalhas juntos, até que um dia, Castor foi morto em combate. Desconsolado, Pólux implorou ao Papai para lhe levar em vez de Castor. Como prêmio ao amor dos irmãos, Júpiter fez com que eles alternassem um dia na terra e outra nos céus.

6) Mesmo o filho único tem irmãos. Cuide dos seus, como se não houvesse amanhã. Não os largue para trás por qualquer coisa. Dinheiro, mulheres, poder, tudo isso passa.

- Baco

Adivinha de quem ele era filho? Acertou. Bem, Baco não tem muitas histórias, provavelmente por que ninguém lembra. Baco era o deus do vinho e seus cultos eram conhecidos como Bacanais. Acho que isso é o bastante.

7) Conheça bem teu vinho que merecerá o bacanal.

- Cefalo e Prócris

Cefalo, filho de Júpiter. Brincadeira, não sei quem era o pai dele não. Bem, esse rapaz, exímio caçador, era casado com Prócris, favorita de Diana. Eles era muito felizes e apaixonados. O problema foi quando Aurora se apaixonou pelo rebento. Fiel, Cefalo não cedeu a tentação, agüentou firme até Aurora desistir. Mas antes de manda-lo embora, a Deusa colocou uma praga em cima do rapaz. Tempo vai, tempo vem, um dia, tomada de ciúme, Prócris se escondeu atrás de uma árvore para descobrir quem era a amante de seu amado. Não achou nada, e após fazer barulho acabou levando um dardo no peito. Cefalo achou que era um predador.

8) Muito cuidado ao dizer não a uma mulher. Fale com jeito, não a deixe nervosa ou humilhada. Praga de mulher ferida pega.

- Perseu e Andrômeda

Perseu voava tranqüilo pelos lados da Etiópia, depois de ter cortado a cabeça da Medusa e transformado Atlas em rocha. Quando viu uma linda donzela (Andrômeda) acorrentada em uma rocha perto do mar, desceu pra bater um papo e descobriu que ela era um sacrifício oferecido a um terrível monstro marinho. O gigante de repente apareceu e sem ter muito tempo pra pensar, pediu a mão da moça em casamento e matou o bicho com um golpe entre os olhos.

9) Confie nos seus instintos. Se eles são fortes o suficientes para leva-lo a fazer uma bobagem de proporção catastrófica, provavelmente não será uma bobagem.

10) Ao encontrar monstros marinhos, sempre golpeie entre os olhos.

Glossário

Os deuses gregos tem nomes gregos e romanos. O que pode complicar bastante sua vida. Então aqui vai um rápido glossário.

Zeus = Júpiter

Jove = Diana

Atena = Minerva

Afrodite = Vênus

Poseidon = Netuno

Baco – Doinísio

* As referencias foram retiradas do livro “O Livro de Ouro da Mitologia” de Thomas Bulfinch. Recomendo muito.

7 comentários:

Thaís disse...

Hahaha! Chorei de rir!
Mas peraí... a história do Édipo não é uma tragédia grega? Anyway, vale o aprendizado. Pesquisar hj não é difícil e abre o leque de possibilidades para não acabar com uma mulher igualzinha a sua mãe. Não que isso seja necessariamente ruim, é claro! rs

Beijos!

Samira disse...

meuuu se eu soubesse disso antes.. encontrei um monstro marinho semana passada :P ... Sério agora.. Sensacional... Congrats!

Kris Arruda disse...

Aeee!!! Rs... mas pq? Nem fiz graça...hehehe...

Tha, é uma tragédia grega sim, mas vale o aprendizado, não quis ir tão profundo qto vc...hehehe....mas a sua reflexão está corretíssima. O problema é ficar buscando sua mãe em outras mulheres...

Sa, na próxima vez que encontrar um monstro marinho já sabe. Hehehe... tks!

Raquel Donegá disse...

Gosto da forma como escreve...

genial!

Kris Arruda disse...

Muuuuito obrigado, Rachel. ;)

Anônimo disse...

Parabéns, gostei da forma na qual você se expressou !

Kris Arruda disse...

Brigado!