terça-feira, janeiro 19, 2010

Esperando o hoje


Um copo de Coca-Cola estupidamente gelada do lado direito, o cinzeiro de outro. Olhando 45º a direita eu vejo o mar em que mais entrei na minha vida. Olhando 45º a esquerda o apartamento vazio. Sem amigos, namoradas ou mesmo o cachorro. É simbólico. No começo do ano eu me isolo em um final de semana para fazer não sei bem o que. Ou sei?

Não é depressão, não é falta de oportunidade, não é trabalho. Sou eu comigo mesmo, tentando entrar em um acordo. Tentando criar sintonia entre mente e corpo. Forçando a barra, vestindo cabresto, me colocando no canto pra pensar no que fiz. E mais importante, no que vou fazer.

Ainda no ano passado li e pensei muito sobre esperança. Num texto presenteado por uma amiga, descobri que penso igual a diversos filósofos. E eles me ajudaram a entender esses pensamentos.

Não tenho capacidade alguma de sintetizar o que filósofos dizem, então me contento em falar sobre o que me chamou mais atenção. E o que me pegou de verdade nesses textos foi o conceito de esperança. E como erroneamente a tomamos como algo bom.

É a esperança que faz com que nos decepcionemos, que torna histórias reais em tragédias, antes mesmo de terem acontecido. Nossas expectativas em relação às pessoas (isso engloba trabalho, amigos, romances) faz com que nos sabotemos. Faz com que deixemos de viver o que temos, por projetar o que podemos (ou não) viver no futuro.

Essa baboseira de só termos o presente é em parte verdade. O passado nos serve de exemplo, mas convenhamos, pela quantidade de vezes que repetimos os mesmos erros, nos é pouco eficaz. O futuro não presta pra nada. Não aconteceu e nunca vai acontecer. Não é a toa que Einstein determinou que a viagem ao futuro é impossível. O conceito de futuro tinha que ser reservado a físicos, estudiosos de mecânica quântica. Eles que gostam de falar sobre coisas inexistentes.

O amanhã, que tantas pessoas vão procurar hoje em astrólogos, videntes, numerólogos, é apenas o fruto do hoje. E confie em mim, só vai acontecer se você trabalhar para isso. Você ganhará na loteria, apenas se jogar, vai conhecer o amor da sua vida caso se apresente a inúmeras pessoas e vai ficar rico se acordar hoje, com muito ânimo e força de vontade. Se estudar, se procurar o que, verdadeiramente, pode te deixar rico.

É inútil especular se você não for um estelionatário com más intenções no mercado de ações. Então gaste seu tempo saindo com os amigos que tem hoje, viva o maior romance que pode viver com a pessoa que vai encontrar esta noite e esteja preparado para esta tarde ser promovido e ganhar milhões. Se algumas dessas coisas não der certo. Fique tranqüilo. Amanhã você tenta de novo.


Uma lata de cerveja estupidamente gelada do lado direito, o cinzeiro de outro. Olhando 45º a direita eu vejo o mar em que mais entrei na minha vida. Olhando 45º a esquerda o apartamento cheio. Meus amigos, namoradas e cachorros. Estão todos aqui. Sempre comigo. É fato. No começo do ano eu entendo que nunca conseguirei me isolar. Que tudo e todos me acompanham como uma grande coleção. Referências, experiências e sentimentos que estão impregnados em mim. Em um final de semana para fazer não sei bem o que, descubro que nunca saberei bem o que quero fazer. Só posso saber o que estou fazendo.

2 comentários:

Unknown disse...

Kris,
Que texto lindo. Estou emocionada, sério.
Beijos
Carol

Kris Arruda disse...

Brigadão, moça!