segunda-feira, março 02, 2009

Quaresma


Todo mundo sabe que entre a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira da paixão existem 40 dias. São nesses 40 dias que os católicos ortodoxos praticam a quaresma. Não estou com vontade de pesquisar, mas o bottom line é que durante esse período nenhum devoto come carne.

Não, não sou católico, muito menos ortodoxo, na verdade já fiz até churrasco na sexta-feira de páscoa, sim vou pro inferno, mas por outros motivos. O ponto é que apesar de não compartilhar dessa Fé, sempre me interessei muito por esse tipo de sacrifício, desafio.

Cético que sou no entanto, preciso de um objetivo maior do que “a igreja mandou”. Preciso de propósito. Assim, apos saber de uma amiga que ia fazer uma quaresma em que não comeria frituras ou doces, resolvi fazer uma também. Nos meus termos.

Primeiro: Começa segunda-feira. Todo processo começa numa segunda, não tem jeito, marca melhor o início.

Segundo: Tenho direito a uma exceção ou outra, não sou xiita de mim mesmo.

O prazo do termino é o mesmo, sexta-feira de páscoa. Ou seja, minha quaresma não tem 40 dias e sim 36 ou 35 (não sei se a quarta conta). Depois de muito confabular com amigos, achei o sacrifico ideal para mim. A medida certa em que vou ter um desafio a minha altura e propósito claro.

A partir de hoje, dia 2 de março de 2009 até a páscoa só comerei e beberei coisas que existam in natura. Coisas que existam. Sou proibido de comer ou beber qualquer coisa inventada pelo homem, industrializada e até manufaturada. Vale passar por processos de cozimento, torrefação, pasteurização, etc, mas nada de misturas.

Para facilitar vou exemplificar. Posso tomar leite (que sai direto da teta da vaca) mas nada de comer queijo ou manteiga. Posso comer carne, desde que não envolva molhos, empanados etc. Bebidas? Só água, chá, suco, café ou leite. Adoçar? Só com mel. Para salgar posso usar sal. Mas como minha exceção não vou me obrigar a usar sal marinho, pode ser refinado. Deu pra entender?

Qual o ponto de tudo isso? Primeiramente o desafio. Me provar que consigo. Mas como não sou bobo pretendo colher frutos dessa cruzada. Perder kilos, melhorar meu organismo e aprender a comer melhor.

Vai ser duro, só eu (e quem conhece meus hábitos alimentares podres) sei. Mas acredito que vai valer a pena, obviamente pretendo colocar minhas impressões aqui. Desejem-me boa sorte!

PS: Um mês sem beber nada alcoólico. Tsc tsc.
PS2: A Foto do início é minha primeira compra da quaresma...

7 comentários:

Anônimo disse...

bem-vindo a uma vida quase ayurvédica.
boa sorte.
p.s. dá um look se esse mel é puro ou se está cheio de açúcar...
p.s.2 tente suco de maçã com agua de coco... é o canal!

Alex Sami de Arruda disse...

Velho. As vezes eu acho que tenho umas idéias xaropes. Mas você sempre vence. Risos. Boa Sorte. Tente Açucar Organico ou Mascavo ambos são bacanas. He,he ! ASA

Anônimo disse...

Boa sorte filho!!! Te amo

Francisco disse...

Interessante a sua dieta. Bem saudável.

Arrepia nas frutas...

Agora o álcool é foda hein? Espero que vc consiga. Aguardarei os resultados.

Abraços....

Imara disse...

Kris

Super boa sorte pra vc e lembre-se do mantra

Eu PODO

kkkk

bjks

Imara

Kris Arruda disse...

Bad news people. Acho que isso não vai durar. caso acabe coloco meus motivos aqui.

E Anna, o mel é puro sim. Fui conferir hehehe (nem sabia que tinha mel com açucar)

Anônimo disse...

Hahahahaha

Nem vale mais postar pois já sei as cenas dos próximos capítulos....

Devia ter começado dos antigos posts.... hahahahahahaha