terça-feira, janeiro 06, 2009

Mentiras Sinceras


Depois da sugestão da Fê e da Paula, resolvi escrever sobre esse tema. Sem dúvida já falei sobre o papel das mentiras em nossas vidas, sem dúvida faz tempo, sem dúvida minha opinião mudou. Logo, não há dúvida que o tópico vale a pena.

É difícil apontar alguém que me conheça de verdade, que não coloque a sinceridade entre as qualidades que possuo. Mais do que isso, na maioria das vezes dizem que sou dotado de sinceridade cruel. Falo o que tiver que falar, doa o quanto doer. Concordo plenamente com isso, no meu mundo ideal, onde as coisas funcionam de acordo com o que penso, falar a verdade crua sempre é a melhor opção. Ou era pelo menos.

Apesar de continuar sendo sincero na grande maioria das vezes, hoje já me pergunto se certas verdades devam ser ditas em voz alta. Quantas vezes, exprimir meus reais sentimentos é necessário e quantas outras é puro exercício de opressão. Até que ponto minha sinceridade é qualidade e não defeito.

Analisando meu histórico, lembro de inúmeras situações em que a verdade que eu disse só jogou contra mim. Fiz questão de exprimir exatamente o que estava pensando, numa situação em que isso era absolutamente desnecessário, inútil e pior do que tudo, dolorido. É aí que penso nas tais mentiras sinceras.

A contradição cantada por Cazuza, diz que “mentiras sinceras o interessam”, e pelo que vejo, interessa a todos nós. Um mundo sem mentiras é absolutamente impraticável. Quase ninguém agüenta ouvir a verdade, por mais que dentro de nós a reconhecemos, não nos sentimos nada confortáveis em vê-las zanzando por aí, livres das amarras de nossa mente. O que está dentro de nós é o que temos de mais íntimo, e por muitas vezes, não deixaremos entrar um sopro de ar ou uma fresta de luz lá dentro, até o dia de nossa morte, principalmente para certos cantinhos escondidos dos nosso pensamentos.

Querer enfiar uma lanterna a força lá dentro desses aposentos secretos, é falta de educação e tato, alem de uma imensa demonstração de insensibilidade. Mentiras sinceras, podem ser a maior prova de amor existente em certa ocasiões, afinal nem sempre dizer o que queremos dizer é a melhor maneira de ajudar alguém. Muitas vezes basta dizer o que a pessoa quer escutar.

Acho a amizade entre mulheres muito frágil, existe sem dúvida, mas sua competitividade instintiva, impossibilita laços fortes como a de homens. Não raro, ouvimos meninas dizendo que só conseguem conversar certos assuntos com meninos. Já com os homens não, nos bastamos em relação a amizade. Mas tem uma coisa em que só as mulheres se entendem. Quando uma moça pede ajuda para uma amiga, reclama, pede conselho, nem sempre quer escutar sua real opinião. Muitas vezes o que ela realmente precisa é solidariedade, só. Não quer aprender, resolver, mudar. Quer só um ombro, um muro de lamentações, ou mesmo mais uma voz amaldiçoando seu ex-namorado. Homens não entendem isso, acabam insistindo em fazer o “certo”, e atrapalham quando tentam ajudar.

Mentiras sinceras também me interessam, existem coisas aqui dentro de mim que sei que ninguém entenderia, outras mentes não tem meu histórico, não sentem como eu sinto, e o máximo que fariam, seria me dar uma bronca ou alguma solução básica com cara de livro de auto-ajuda. Assim, melhor deixar quieto, afinal, como diria meu primo, tem coisa que é melhor esquecer do que lembrar.

6 comentários:

Anônimo disse...

palavras sabias do primo...gostei!
Ah, amei o texto como sempre!!!:-)

Eterna Aprendiz disse...

Eu, eu, eu !!!!!!!
Feliz por estar mais uma vez citada no seu blog !!!!!
Como eu disse de manhã, mentiras sinceras interessam, sim... A gente gosta de um conto de fadas, de uma ilusão.... por mais que jure de pé juntos que não acredite mais em Príncipe Encantado.

Beijosssssss

Eterna Aprendiz disse...

Atualizaaaaaaaaaa!!!!!!!!!

Alex Sami de Arruda disse...

Risos !!

Sabe qual é o maior problema ...

Esse ano vamos lembrar de muita coisa, mesmo sabendo que seria melhor esquece-las.

Gosto da verdade, mas, dita de forma mentirosa.

Exemplo. Posso te contar algo, mas não de maneira crua e nua e sim como Brad Pitt a contaria em seus filmes ou com Eva Mendes lhe sopraria em seus ouvidos.

Quer saber qual a maior verdade de 2009 ? he,he,he ... venha para o mundo dos casados ... combina mais contigo.

Um Beijo. Do Primo.
www.segureessa.blogspot.com

Francisco disse...

Ééé... eu já disse cada mentira que valeram por tantas verdades! As vezes uma mentira salva uma vida.

Além do mais, verdade e mentira são co-dependentes. Só existe o conceito de "verdade" quando ela possui uma outra face, a "não-afirmação", que seria a mentira. É humanamente impossível viver só de verdade. Impossível.

Um brinde a esse mal necessário. E um feliz ano novo, by the way!

Fabi Secches disse...

E já que "a" verdade não existe, porque ela é relativa (na maioria das vezes é só a nossa opinião sobre uma atitude, pensamento ou acontecimento), talvez seja melhor mesmo não nos acharmos dono dela, porque é como passear de coleira com um cachorro imaginário.

Bjos e feliz ano novo.