segunda-feira, junho 07, 2010

Por que os homens (e as mulheres) mentem?


A verdade é que todos querem entender a mentira. Mente quem diz que não se importa. Eu não sou diferente e sempre me pego a pensar no tema. E, pra variar, a questão é bem mais profunda do que imaginamos.

Excluindo da discussão o mentiroso compulsivo, podemos afirmar que só mente quem é questionado. Pessoas comuns não mentem sem razão, apenas omitem. Quando alguma pergunta é apresentada, rapidamente o cérebro analisa e resolve se vai dizer a verdade ou não.

Tal análise tem total relação com a natureza da pergunta. Ou o que o receptor acredita ser sua natureza. O emissor está querendo saber a verdade? Por mais estúpida que seja esta pergunta, paremos pra pensar. Será que quando queremos saber alguma coisa estamos prontos para qualquer coisa?

Me desculpe. Você estava certa. Essas calças não te deixam gorda.


As 3 coisas que a mulher precisa saber

O vídeo acima é hilário e machista. Mas não se irrite cara leitora, podemos citar também as três coisas que o homem precisa escutar.

Acredito em você. Você entende mais do que eu. O seu é o maior que já vi.

Se você riu ou balançou a cabeça, entre pro time. Todos vivemos fazendo perguntas para receber respostas específicas. Sejam elas verdadeiras ou falsas. Não buscamos apenas a verdade com as questões que apresentamos. Queremos conforto, transferência de responsabilidade, cumplicidade, entre outros. Não tenho estudos, mas posso chutar que em relações humanas, é minoria as situações em que queremos a verdade. E mesmo que a queiramos, não quer dizer que saibamos lidar com ela.



"You can't handle the truth"

Muito pelo contrario. Jack Nicholson tem razão, não agüentamos a verdade. Imagine se todas as vezes que perguntássemos algo, recebêssemos respostas sinceras. “Sim, você engordou”, “nossa, esse é o menor que já vi”, “não, não gosto mais de você, na verdade sempre quis mesmo o seu melhor amigo”.

Ok, já entendemos porque precisamos da mentira como receptores. Agora como emissores. Simples, mentir facilita nossas vidas e a dos outros. Se falamos apenas a verdade somos taxados de cruéis, grossos, insensíveis. Alem de ter nossa vida muito mais difícil do que a dos outros. Pior de tudo, apesar de todos dizerem que apreciam honestidade, muitas vezes é a última coisa que querem. Como num número de mágica, todos estamos aqui para ser enganados, iludidos.

A verdade é crua, e dura de engolir. Por mais que achemos que os outros sempre tem que ser honestos, não agüentaríamos um mundo assim. A verdade tem muito valor, e sim, sempre deve ser dita. Da maneira certa, no momento certo. Pronto, não precisa se indagar mais. Por isso mentimos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Verdade que às vezes gosto de ouvir uma mentirinha branca (se bem que pra mim elogio que não é sincero, é ofensa, juro!)mas sei lá por que ultimamente eu ando querendo ouvir somente verdades nuas, duras e bem cruas. No sugar on. Ju-ro, tb.

E é verdade, minto tb, mas isso não é mentira. rs

Miss Di.

Luciana disse...

Eu comentei sobre isso outro dia mesmo no facebook, vou pensar e repensar e ver se concordo com vc,mas eu sempre acreditei que prefiro a verdade mesmo que eu sofra com ela, fiz isso com um ex outro dia, doeu ,mas eu percebi exatamente que a minha teoria de que homens mentem (mulheres também, mas cada um do seu jeito, sei lá) e isso irrita. irrita pois a mentira é sempre a mesma, to com preguiça de explicar vou colar o coments do face aqui e esse assunto dá pano pra manga. Beijos
Lu

Luciana disse...

My coments no face:
'Luciana Taveiros
Porque muitas pessoas em demasiado,os homens não tem coragem de assumir seu romantismo, ou necessidade de ficar junto? Porque é mais fácil dizer,eu não te mereço, vc é perfeito(a),mas não posso me comprometer com ninguém?Ao invés de dizer a verdade. Não te amo,procuro outra,gosto de outra.Apenas te desejo.A verdade dói,mas a mentira mata.
Essa teoria eu cansei de ver comprovada.Sinceridade é tudo, é respeito.

22 de maio às 01:14'
Esse coment eu fiz porque a história se repete, os homens dizem não tenho tempo, vc é perfeita,mas eu não sou bom pra vc...cansa, né?
Tenho pensado que no lugar dele já estive e não soube dizer não gosto mais de vc ou nunca gostei sei lá, é de uma crueldade,mas devíamos ter essa coragem, faz com que aprendamos a ver e sentir a real...pra que ficar se iludindo, foi bom mas acabou...que droga né?
Bjo Lu

Kris Arruda disse...

Vcs não tem idéia o inferno que seria se falassemos só a verdade...