quarta-feira, setembro 30, 2009

Sentimental eu sou...


Macho que é macho não chora. Mas com Macho Moderno não é bem por aí. E problema da mulher que não gostar. Se você é homem e também se incomoda com isso, não dou a mínima. Eu choro muitas vezes como uma criança, outras só marejo, mas tem vezes que são realmente constrangedoras. Abro o berreiro, fazendo careta e tudo. Por que? Porque sim.

Se tem uma coisa que o Macho Moderno aprendeu é que segurar os sentimentos é inútil. Não sei se foi a liberdade, a pressão ou os roteiristas de seriados que melhoraram, mas atualmente, cada vez mais e mais homens deixam correr as lágrimas quando sensibilizados por algo.

Sinto isso há anos, mas como com muitos assuntos, só me sinto a vontade em falar sobre, quando o papo chega a mesa de bar. Para minha surpresa, meus amigos mais mamutes confessaram abertamente que sim, dependendo do comercial de margarina, saem choramingando pro banheiro fingindo cisco no olho.

O processo pra mim ocorreu há uns bons 6-7 anos. De uma hora pra outra comecei a sentir esse aperto no peito, que cada vez mais rápido sobe para os olhos. A época coincide com meus primeiros passos em direção a adultescência, a estar por mim mesmo, a pagar por minhas escolhas.

O choro do macho Moderno nada tem a ver com fragilidade, ou feminilização. Ainda saímos de uma reunião em que tomamos uma comida com raiva, ainda mandamos pro inferno quem nos ofende e dizemos coisas impublicáveis quando nos cortamos abrindo uma lata.

É a empatia que nos pega. É enxergar em outros algo que nos atingiu, é presenciar um sonho nosso, realizado por alguém, é saber que alguém fez o que não temos coragem de fazer.

Não contando “Coração Valente”, que até o Predador choraria assistindo, não me emocionei com nada em minha adolescência. As coisas eram legais ou chatas. Boas ou lixo. Não possuía repertório, não havia construído meus valores, não sabia ainda que meus sonhos eram sonhos.

Só uma coisa me fazia chorar quando menor e acredito que fará para sempre. O amor. Em relação a isso nunca poupei lágrima. Sempre que senti vontade me acabei, tentei expelir lágrimas como se pudesse esvair junto todo aquele sentimento. Fosse para me livrar dele ou contagiar outros.

Esse choro eu cultivo pra sempre, e quem disser que nunca chorou é porque nunca sentiu algo intenso como o que já senti. E por vocês, eu choro.

Nenhum comentário: