quinta-feira, janeiro 17, 2008

Onde você comprou isso, tinha pra homem?

Sou ligado em moda há tempos. Cheguei inclusive a cursar por um tempo uma Pós-Graduação em Moda na FASM. Mas desisti depois de tanto o professor se dirigir a classe como "meninas".

Tento acompanhar o quanto posso para entender mais e tirar dos editorias e desfiles o que acho bacana. Vira e mexe descubro que uma coisa que uso e acho que estou super na moda foi apresentado no desfile da Prada de 2003.

Aproveitando meu tempo livre de férias, estou olhando com atenção os desfiles ao redor do mundo. O primeiro foi o Fashion Rio. Sei que não é bom como o São Paulo Fashion Week mas poderia ser um bom aquecimento.

Olha, uma coisa menina. Obviamente foquei no que me interessa, as modelos, quer dizer, moda masculina. O que vi não me animou muito. Fora uma coisa aqui e outra ali me senti um pouco incomodado com muito do que vi na passarela. Já conheço o bastante pra saber que nem tudo que se vê em desfiles é "usável"nas ruas. O que vale é o conceito e as tendências. Mas mesmo assim, se tudo que eu vi for tendência para o nosso próximo inverno vamos ver a população gay maculina aumentar demais. Sem preconceito algum com os gays, acho que maioria se veste muito bem, mas tem coisas que eles gostam de usar mesmo sendo tecnicamente homens que um homem hetero nunca poderia usar. E olha que não tenho bichice de não usar rosa ou coisa parecida. Só que tem coisas que simplesmente não dá. Olhem alguns looks abaixo e vejam se estou errado.

Look "peguei roupas na minha irmã gordinha e saí pra rua".

Look "legging da minha sobrinha de 5 anos"

A polaina do da esquerda é foda mas não ganha do shortinho jeans dobrado do da direita.

Numa boa, não dá nem pra comentar.
Mas nem tudo é de purpurina. A Redley fechou com umas coisinhas bacanas, ainda que esteja também insistindo nesses shorts estranhos.

Eis que chega um sopro de esperança lá de Milão. Além de ver uma ótima apresentação dos jogadores do Milan Kaka, Ronaldo e Alexandre Pato, domingo vi as primeiras fotos dos desfiles que estão acontecendo por lá.

A Burberry, marca classuda que eu acho muito bacana mas não tenho nada, mostrou que dá pra fazer moda pra homem tradicional. Sem precisar ser boring. Realmente o universo masculino é muito mais restrito do que o feminino, difícil de trazer novas propostas como para as mulheres. Alguns estilistas não se conformam e tem que empurrar goela abaixo peças femininas no vestuário maculino. Como fez Miuccia Prada colocando ridículas mini-saias por cima de calças em seu desfile. Graças a Deus outras marcas apostaram no homem homem e como podemos ver abaixo vamos gostar de nos vestir na próxima estação sem precisar parecer que não gostamos de mulher.


Burberry e Dolce & Gabbana apostam no visual "matei um animal selvagem e vou te levar pra jantar pequena" Eu gosto!

Um verdadeiro changeman, por Burberry

Bacana demais, mas no Brasil só se você trabalhar numa pista de patinação no gelo ou Frigorífico. Ok, Frigorífico não.

Go home little girl, go home. Por Prada.

Fontes: Blog da Julia Petit e C'est hypercool.

Um comentário:

Mônica Luiza disse...

adorei o blog da Júlia, acredita que eu não conhecia?
e, claro, a-d-o-r-e-i aquele blog dos cartazes soviéticos. Dá mesmo vontade de ter todos. Gosto bastante da característica de cores pesadas, profundas desses cartazes..

Enfim, sabe que gostei do calçãozinho jeans com a barra dobrada? Pode ser um pouco mais comprido, claro.. mas é, hm, charmoso.Lembra um pouco aqueles caras underground de cinema americano antigo, se é que me entende.
E o visual 'matei um animal selvagem e vou te levar pra jantar pequena' tá com tudo mesmo! Misterioso e cara de homem homem, como vc disse.
E o visual Prada, sinceramente, nem gay teria - ou deveria ter - coragem de usar.

Beijo!