quarta-feira, abril 07, 2010

10 coisas que os homens podem aprender com (os últimos) Samurais.


Uma breve explicação. Infelizmente, ainda não entendo sobre samurais como gostaria. Ameaço ler Musashi há anos. Mas sabe como é, os bares, os sitcoms...

Logo, meu relato é feito baseado no filme “O Último Samurai”. Estrelado por Ken Watanabe e Tom Cruise. Recomendo muito. A trilha também é ótima.



- Respeite seu inimigo/adversário

Se você tem mais de 20 anos e não pertence ao universo Marvel ou DC, já passou da idade de ter inimigos. Depois que crescemos temos adversários. Seja lá em qual esfera for. Pode ser seu concorrente no mercado ou o namorado do amor da sua vida, seja como for, ás vezes existem pessoas em nossas vidas as quais desejamos derrotar. Não importa quem ou como for essa pessoa, respeite-a. Ela tem um conflito de interesses com você e luta como sabe. Não deixe ser mais do que isso.

- Procure entender/aceitar os costumes alheios

Tolerância é a palavra chave. Ainda que você não tenha obrigação nenhuma de se render ou participar dos costumes alheios, sempre tente entender o que os motiva. Os samurais (do filme pelo menos) discordam veementemente do povo japonês “ocidentalizado”, mas não é por isso que os condenam. Lutam pelas suas crenças sem ignorar os outros. Infelizmente estes mesmos não retribuem e execram o que não for igual a eles. Seja por credo, sexo, ou qualquer paixão, entenda para aceitar. Não julgue sem se colocar no lugar. Se procurar saber o que levou o outro até onde ele está.

- ”Foi uma boa morte”

Os samurais ficam honrados se encontrarem uma boa morte. Obviamente não querem morrer, mas se for por um guerreiro melhor, se for de maneira digna, estão satisfeitos. Não é nada fácil aceitar um conceito desses. Mas tentando não ser radical, pense na morte como suas derrotas. Se for uma derrota digna, é uma boa derrota. Se morrer é inevitável, que seja com honra.

- Cumprimente a todos

Se um dia estiver andando por uma aldeia samurai, não tenha dúvida, todos lhe cumprimentarão com a popular saudação japonesa. O abaixar de cabeça. É sinal de cortesia e respeito. Que tal fazermos o mesmo com um simples bom dia? Eu que sou anti-social confesso que tenho minhas dificuldades. Mas tento sempre melhorar. Acaba ajudando a quebrar aquele incomodo silencio do elevador.

- Procure a perfeição em tudo que faz

Perfeito ninguém é nem nunca será. Mesmo o Messi vira e mexe erra um chute. Sim, é raro, mas deve errar. Não é possível. Mas se ele erra pouco é porque procurar a perfeição no que faz e assim está chegando cada vez mais perto. O samurai procura a perfeição em tudo. De servir uma xícara de chá a golpear com sua katana. Por isso protegeram o Japão desde que surgiram até o nascimento da arma de fogo.

- A palavra “Samurai” significa servir

O papel do samurai sempre foi o de servir seu Imperador. Como diz o titulo do item, o significado da palavra é esse. Servir era seu propósito e ele era leal a este. Portanto, se tem um propósito na vida, um objetivo, seja leal a ele. E se não for pedir muito, seja leal sempre que possível.

- Saiba andar a cavalo

Nunca se sabe quando você vai precisar. Vai que um Pulso Eletromagnético gigante acaba com todas as máquinas do mundo. Ficar a pé não rola. Também existe a possibilidade, um pouco mais remota, de um dia você visitar uma fazenda. Quando todos forem galopar você não vai fazer feio.

- Paciente e letal

O samurai não se apressa, não age no impulso. Ele espera, constrói a situação ideal, analisa para enfim desferir seu golpe, muitas vezes letal. Então, você que sai como uma vaca louca, como uma metralhadora sem mira, tentando acertar o que for ou quem for ao acaso, pare com isso. Muito estardalhaço sem eficácia pode assustar a presa.

- Saiba a hora de ficar quieto.

...

- Sua espada é sua alma

Ok, acho que nunca usei uma metáfora tão barata quanto essa. Mas vocês me entenderam, sua espada é sua alma. Sua “espada” te faz um “samurai” completo. Portanto, cuide bem de sua espada. Vá ao urologista como uma mulher vai ao ginecologista, no mínimo anualmente. Sim, não é nada agradável, mas pensa, o que é um samurai com uma espada quebrada?

3 comentários:

Unknown disse...

Mais uma vez MARAVILHOSO o seu pensamento sobre esse tema que é excelente, infelizmente nós não conseguimos ter a metade de honra que que eles tem, pois muitas vezes nos rebaixamos por coisas fúteis.


Um outro filme que acho excelente e também lhe recomendo é claro se você ainda não viu é O Gladiador maravilhoso filme


Obrigado mais uma vez pelas postagens!!!

Mantovani disse...

HEhehehe!!! Sabias palavras! É disso que vamos precisar! É disso que precisamos!
Abraço!

Kris Arruda disse...

Ubirajara, sem dúvida estamos há milhas da disciplina e honra desse povo. mas não custa tentar né?

Gladiador é foda!

Mantovani, vamos ver se sai né...hehehehe...