Sou um cara que gosta de tradições. Domingo é dia de futebol, quinta-feira me encontro com os cronistas, e sexta-feira uso cueca preta.
Uma tradição um tanto recente é a feijoada de quarta-feira. Na minha vida é claro. Eu e meu amigo escritor Marcelo Mello temos o desprazer de trabalhar no centro de São Paulo. Para melhorar nossos dias costumamos almoçar juntos para falar de coisas que ficam bem lonbge daqui. Os almoços são esporádicos, porém há pouco tempo transformamos a feijuca de quarta-feira numa constante. Nada declarado, instítuido. Natural, como as boas tradições nascem.
Hoje foi minha primeira feijuca na "vida de margarina" e não tinha a mínima noção como resolveria. Li algumas dicas provenientes do Google e decidi que comeria em pouca quantidade. Uma colher de arroz e uma de feijão preto. De "mistura" linguiça de frango (isso obviamente não existe, onde já se viu?)
Até que funcionou bem, não sei se seria aprovado por nutricionistas, mas tradições são tradições.
2 comentários:
Estando de regime não importa se não existe linguiça de frango. O importante é a comida estar gostosa. Hehehe.
Beijos
Existe feijoada "light" vai minha receita pra provar e publicar no blog.
Saudações, Polinari
FEIJOADA LIGTH E BARATA do POLINARI
Um pouco de historia.
Um dos motivos de existir a feijoada é que séculos atras não havia geladeira. Para conservar as carnes eles as salgavam (charque e bacalhau) defumavam (constelinhas paios...) as fritavam e emergiam em banha para que não oxidassem (apodrecessem) estes eram os principais métodos de conservação de carnes.
Numa feijoada existem três ingredientes fundamentais os outros são invenções ao gosto de cada um
São eles:
O a carne dianteira ou charque magro
A carne defumada normalmente costelinha de porco mas podem ser outras carnes.
O couro de porco cru ou frito que é chamado torresmo.
Este último faz com que a feijoada não fique aguada e tenha liga, caldo. Fale com o açougueiro para conseguir retalhos fresco de pele de porco ou retalhos de carne fresca com pele.
O calculo para uma boa feijoada é coisa de 3 a 5 quilos de carnes cruas para cada quilo de feijão cru , nada impede que se ponha mais carnes.
Compre também Alho, cebola, sal, loro, mangerona, laranja verde.
--------------------------
O PREPARO
PREPARE AS CARNES NA SEXTA A NOITE E O FEIJÃO NO SABADO DE MANHÃ
Uma explicação. A feijoada é considerada um prato pesado quando feita numa só vez numa só panela porque o sal do charque não deixa o feijão cozinhar bem e a gordura fica na feijoada o que a torna indigesta.
Há um outro modo de preparar que a torna ligth alem de escolher ingredientes bons e magros.
Frite em fogo médio ou baixo bastante cebola picada, alho num azeite que não seja de soja, qualquer um, prefiro de girassol, milho ou arroz. Deixe o sal para o final não ponha sal no inicio.
Se usar alguma carne crua (opcional) adicione quando a fritada de temperos começar a amarelar.
Feito isso adicione o charque que v picou e lavou muito bem para diminuir o sal, adicione água para cobrir as carnes.
Na sexta feira a noite deixe cozinhar 50minutos a partir do momento que a panela de pressão começar a liberar pressão. Lembre que na panela de pressão deve sobrar espaço 10 centímetros ou mais para a pressão se não ela vira uma bomba.
Deixe esfriar tire as carnes e o molho morno ou fio para uma vasilha de plástico limpa e tampada e ponha na geladeira.
No Sábado de manha cozinhe o feijão só com água, não ponha sal nem temperos nem nada, só água.
Cozinhe na pressão, depois que começar a chiar, por uns cinqüenta 5 0 minutos ou até a casca do grão de feijão estourar, se não estourou cozinhe um pouco mais.
Pegue as carnes cozidas e geladas, tire a banha que sobe e fica sobre elas na vasilha.
Numa panela grande junte as carnes e o feijão, aqueça prove se falta sal, sempre deixe faltando um pouco de sal, junte loro, manjericão, um cubo de caldo de bacon de qualquer marca, um cubo de tempero para feijão, uma laranja verde inteira de casca brilhante. A casca da laranja é digestiva.
Quando ficar com cara cheiro e gosto de feijoada, jogue fora a laranja e coma a feijoada.
Isto é a feijoada.
Para tornar a feijoada mais gostosa pode-se adicionar outras carnes inclusive cruas como dianteiro de boi, músculo, lingüiças, e o que mais der na telha do cozinheiro e ele encontrar no açougue ou no fundo da geladeira. Cada um inventa o que quiser. Uma forma de baratear a feijoada é comprar carne dianteira magra de boi na 5a feira e cortar em cubos e colocar num balde limpo com meio quilo a um quilo de sal agua morna e mexer bem. Quando esfriar coloque na geladeira até sesta feira a noite quando a carne já virou charque.
Coloque o quanto de dianteiro quiser. Na minha feijoada não vai osso e refugos de porco, frango peru e outras coisas. O único osso que vai é a costela defumada. Nada impede que coloquem o que quiserem. Não exagerem no sal. Bom apetite
MARCELLO POLINARI
Postar um comentário