Problemas, divagações, aflições, dúvidas, emoções, vontades de apenas mais um Macho. Este homem moderno que ainda não achou seu lugar no mundo de hoje, mas não desiste de tentar.
sexta-feira, maio 28, 2010
quinta-feira, maio 27, 2010
10 coisas que os homens podem aprender com a Mitologia Grega.
- Pandora
Prometeu era um titã, que na nossa linguagem seria um coordenador de obras. Seu irmão. Epimeteu (não pense besteira), construiu e ele checou. Na checagem, Prometeu viu que seu irmão tinha esquecido de dar uma qualidade especial ao homem. Correu até o sol e trouxe o fogo. Beleza, após terminado o trabalho, Júpiter (Deus dos Deuses) ficou puto pelo assalto ao Sol e mandou Pandora, a primeira mulher, de presente para Epimeteu. Acho que aqui vocês já sabem onde vou chegar. Epimeteu guardava em uma caixa todos os males, Pandora, como toda mulher, era curiosa. Afinal, o que Epimeteu queria tanto esconder? Abriu a caixa e libertou toda a porcaria do mundo. Sobrou lá dentro apenas a esperança. Antes tivesse escapado.
1) Portanto, não deixe sua mulher curiosa.
- Cupido e Psique
Vênus, Deusa da beleza, certo dia ficou sabendo que uma reles mortal estava sendo adorada mais do que ela própria. A beleza de Psique trazia povos de todos os lados para vê-la. A Deusa então convocou seu filho, Cupido. Ele devia ir até ela e a amaldiçoar para que nunca tivesse um marido. Pois bem, Cupido até tentou, mas sabe como é, ela era gata e Cupidão tinha o maior coração mole. Acabou se apaixonando. A história se estendeu por um bom tempo, até que Cupido recorreu ao Big Boss, Júpiter. Ele a tornou imortal e eles foram felizes para sempre.
2) Sogro e sogra não é desculpa. Se quer que dê certo, se vira.
- Eco e Narciso
Eco era uma Ninfa, amiga de Diana. Ela era linda, mas falava mais que a boca. Sempre queria ter a última palavra. Um belo dia, Diana, desconfiada do marido, foi atrás e descobriu que o safado estava a traindo com as ninfas. Eco, apara acobertar as amigas distraiu Diana com seu dom. A Deusa da Caça ficou possessa é claro, e condenou Eco a só poder repetir a última coisa que ouvisse. (Eco, pegou, pegou?). Beleza. Um dia Eco viu um gatão na floresta, Narciso. Depois de uma certa dificuldade em se comunicar com este, acabou sendo menosprezada. Narciso se achava muito bonito pra ela. Essa parte vocês já devem conhecer. Numa bela tarde, em alguma floresta da Grécia, Narciso lavando o rosto num riacho se apaixonou pelo próprio reflexo, caiu na água se afogou e gritando por socorro só ouvia Eco repetindo seus gritos de desespero.
3) Não esnobe uma mulher. Seja ela bonita ou feia.
4) Manera na vaidade. Se cuidar é uma coisa. “Dar uma” olhando seus músculos no espelho é outra.
- Édipo
Laio, Rei de Tebas, ouviu da boca pequena que seu filho recém-nascido viria a lhe tirar a vida. Entregou para um pastor matar, porém este não o fez, deixou o bebê pendurado em uma árvore. Camponeses o acharam e o criaram, lhe dando o nome de Édipo. Um dia, Édipo vinha com uma carroça de um lado, Laio, seu pai, vinha pelo outro. Rolou um stress típico de trânsito, e Édipo, nervosinho, acabou matando seu pai sem saber. Você pode perguntar: “E a mãe do moleque?”. Vamos a ela. A mãe do rebento, Jocasta, continuou em Tebas. Certo dia uma Esfinge, um monstro meio mulher, meio leão, assombrava a cidade da rainha viúva. O monstro fazia enigmas aos transeuntes, se acertassem, podiam passar, se errassem, passavam dessa pra melhor. Édipo, metidão, foi lá e acertou o enigma. A Esfinge, humilhada, se jogou do penhasco e morreu. A cidade em festa proclamou o rapaz seu novo rei, e Jocasta sua rainha. Assim seguiu até que um dia os dois descobriram o parentesco, Jocasta se matou e Édipo furou os próprios olhos e vagou pelo mundo até sua morte.
5) O mundo, como sabemos, é pequeno. Pesquise a mulher com quem está se envolvendo, ela pode ser sua prima (daí tudo bem), sua irmã bastarda (daí não) ou irmã do seu amigo. (tudo bem, se ele não lutar jiu-jitsu).
- Castor e Pólux
Os filhos de Júpiter (pra variar, todo mundo é filho desse fanfarrão) eram gêmeos e nunca se separavam. Participaram de diversas batalhas juntos, até que um dia, Castor foi morto em combate. Desconsolado, Pólux implorou ao Papai para lhe levar em vez de Castor. Como prêmio ao amor dos irmãos, Júpiter fez com que eles alternassem um dia na terra e outra nos céus.
6) Mesmo o filho único tem irmãos. Cuide dos seus, como se não houvesse amanhã. Não os largue para trás por qualquer coisa. Dinheiro, mulheres, poder, tudo isso passa.
- Baco
Adivinha de quem ele era filho? Acertou. Bem, Baco não tem muitas histórias, provavelmente por que ninguém lembra. Baco era o deus do vinho e seus cultos eram conhecidos como Bacanais. Acho que isso é o bastante.
7) Conheça bem teu vinho que merecerá o bacanal.
- Cefalo e Prócris
Cefalo, filho de Júpiter. Brincadeira, não sei quem era o pai dele não. Bem, esse rapaz, exímio caçador, era casado com Prócris, favorita de Diana. Eles era muito felizes e apaixonados. O problema foi quando Aurora se apaixonou pelo rebento. Fiel, Cefalo não cedeu a tentação, agüentou firme até Aurora desistir. Mas antes de manda-lo embora, a Deusa colocou uma praga em cima do rapaz. Tempo vai, tempo vem, um dia, tomada de ciúme, Prócris se escondeu atrás de uma árvore para descobrir quem era a amante de seu amado. Não achou nada, e após fazer barulho acabou levando um dardo no peito. Cefalo achou que era um predador.
8) Muito cuidado ao dizer não a uma mulher. Fale com jeito, não a deixe nervosa ou humilhada. Praga de mulher ferida pega.
- Perseu e Andrômeda
Perseu voava tranqüilo pelos lados da Etiópia, depois de ter cortado a cabeça da Medusa e transformado Atlas em rocha. Quando viu uma linda donzela (Andrômeda) acorrentada em uma rocha perto do mar, desceu pra bater um papo e descobriu que ela era um sacrifício oferecido a um terrível monstro marinho. O gigante de repente apareceu e sem ter muito tempo pra pensar, pediu a mão da moça em casamento e matou o bicho com um golpe entre os olhos.
9) Confie nos seus instintos. Se eles são fortes o suficientes para leva-lo a fazer uma bobagem de proporção catastrófica, provavelmente não será uma bobagem.
10) Ao encontrar monstros marinhos, sempre golpeie entre os olhos.
Glossário
Os deuses gregos tem nomes gregos e romanos. O que pode complicar bastante sua vida. Então aqui vai um rápido glossário.
Zeus = Júpiter
Jove = Diana
Atena = Minerva
Afrodite = Vênus
Poseidon = Netuno
Baco – Doinísio
* As referencias foram retiradas do livro “O Livro de Ouro da Mitologia” de Thomas Bulfinch. Recomendo muito.
quarta-feira, maio 26, 2010
terça-feira, maio 25, 2010
The "N" word.
Diz a lenda, que esquimós tem mais de cem palavras para definir neve. Nada mais natural, neve é muito importante em suas vidas. Numa terra em que tudo é azul ou branco, é essencial saber diferenciar muito bem os tipos de branco. Nós, por aqui, temos mais de cem palavras para definir relacionamentos, estes são igualmente importantes em nossas vidas, porém, nosso mundo não é definido em azul e branco.
Uma palavra nunca é só uma palavra. Por mais que o dicionário teime em cravar uma, duas ou três definições, num mundo colorido por uma imensa palheta de cores, cada indivíduo dá seu próprio tom a cada vocábulo. A partir de referências, experiências e credos, realiza-se o que a palavra significa para si mesmo. A palavra namoro, logicamente não é diferente.
Os esquimós pescam para sobrevivência, abrem um buraco no gelo e aguardam pacientemente.Assim como eles, vivemos na superfície, e quando resolvemos viver algo mais profundo, abrimos uma brecha na dura camada entre nós e o mundo. Ficamos ali, de bobeira, vendo se alguém morde a isca. Se não gostamos, devolvemos pro oceano, se gostamos, provamos. Se queremos mais, bem, aí chegou a hora de mergulhar.
Quão profundo? Para que lado? Qual a roupa certa? Inundamos nosso pensamentos de questões, analisando uma situação que na verdade não pode ser vista de fora. Só saltando pra saber se o lago da pé ou não. Então porque na hora de mergulhar sempre achamos que água está fria?
Sim, o gelo formado ao longo dos anos, embaixo de nossos pés, dá a entender que a água não está nada confortável. É fato que a superfície também sofre tempestades, que a água debaixo do gelo é mais quente. Talvez não o bastante. Talvez achemos que as nevascas geladas da superfície são menos imprevisíveis, ou que já sabemos lidar com elas.
O namoro é apenas mais uma das palavras com que definimos nossos relacionamentos, e que para cada um, tem um sentido. Para mim, o namoro seria o tipo de neve com que você constrói as fundações do seu iglu. Tem que ser densa o suficiente para agüentar a estrutura das paredes e confortável o bastante para me acolher nas noites de frio. Eu não sei quanto tempo morarei neste iglu, mas tem que ser convincente o bastante para uma vida toda.
segunda-feira, maio 24, 2010
sexta-feira, maio 21, 2010
quinta-feira, maio 20, 2010
quarta-feira, maio 19, 2010
terça-feira, maio 18, 2010
segunda-feira, maio 17, 2010
Eu me amo.
Existe uma diferença notável entre ser bonito e te acharem bonito. Ser bonito é se aproximar da unanimidade. É ser aquela pessoa reconhecida pela beleza, independente das outras qualidades. É saber que estão olhando para você.
O resto do mundo é “achado bonito”. Sem razões claras, todos nós, habitantes do planeta Terra, encantamos um certo grupo de pessoas com nosso visual. É a panela e a tampa, a cegueira do amor, a atração inexplicável, a loira rica gostosa com o baixinho, careca e pobre.
Os bonitos universais tem menos problemas. Estatisticamente tem mais sucesso social e profissional. Já os bonitos relativos. Bem, nós sabemos que não é fácil lidar com nossa auto-estima. Sejamos mais ou menos seguros, em algum momento vamos nos perguntar porque tal pessoa não se interessou por nós em vez de se jogar em cima daquela outra pessoa, bem mais feia que você. Na sua opinião.
Pois bem, após uma rejeição, naturalmente nos sentimos mais feios. Assim como após uma aprovação, nos sentimos melhores. E é aí que está o perigo. Uma coisa importante como a auto-estima não pode ser colocada nos olhos dos outros. Do contrário não contaria com o prefixo “auto” no nome.
Mas e aí? Como se “auto-estimar”? Simples e difícil. Basta gostar do que está vendo no espelho. Sabemos bem que gostar do que vê no espelho, pouco tem a ver com seus músculos ou gordura. Ok, tem a ver, mas não é determinante. Afinal, se a gostosa está dando bola pra você, tenho certeza que fica apaixonado pelo próprio reflexo. Se sente o rei do mundo, e ninguém é impossível. Aliás, todas na balada estão dando mole.
Analisemos o que teria mudado se não estivesse sendo cortejado por uma gostosa, ou se aquele cara gato não estivesse louco por você. Nada, certo? Não na sua aparência física ao menos. É na mente que a mágica acontece. É ela que faz com que se sinta mais bonito, em forma e isso te deixa mais seguro e confiante. E como são atraentes as pessoas seguras e confiantes. Não confundir com convencidas e egocêntricas. Como diz a música, “todo mundo ama um vencedor”.
Então, nos preocupemos com o que nós mesmos achamos de nossas pessoas. Se pergunte se você sairia consigo mesmo. Se não, mude o que deve ser mudado. Só isso fará com que se apaixone por você mesmo, e o resto das pessoas seguirão o exemplo.
quarta-feira, maio 12, 2010
Dez coisas que as mulheres podem aprender com os homens
- Assista filmes de amor.
E quando digo amor, quero dizer sexo explícito. Não seja pudica. Por mais que o efeito causado em mulheres seja diferente, uma boa pornografia é saudável para a vida sexual de qualquer um. Lá você aprende posições, descobre fantasias e se prepara para as esquisitices com que vai se deparar na vida. Só não se apegue no tamanho dos instrumentos dos atores. Você não vai encontrar iguais em qualquer esquina. Assim como nós não encontramos aqueles peitos.
Todas vocês sabem que nós homens, somos apenas garotos mais velhos. O que gostamos de verdade é brincar. Seja de bola, carrinho ou banco imobiliário, nunca abandonamos nossas paixões, aquilo que sempre nos deixou feliz. Quando uma mulher entra em nossa vida, acrescentamos mais uma paixão. Mulheres por muitas vezes deixam suas paixões de lado quando encontram um homem. Por favor, não façam isso. Quanto mais apaixonadas, mais apaixonantes.
Com certeza vocês já se depararam conosco em vestimentas estranhas. Seja um moleton velho ou uma camiseta furada, temos essas peças por uma simples razão: Elas são confortáveis. Seja na hora de dormir, pegar um avião ou coisa parecida, recorremos ao que nos deixa mais confortáveis. Vocês, obviamente, são mais vaidosas. (Graças a Deus). Mas nunca esqueçam do fator conforto. Sei bem que gente confortável não é chique, mas muito menos é ficar descalço no meio do casamento.
Ao contrário do que muitas mulheres pensam, nós homens não falamos dos atributos sexuais de nossas cônjuges. As resguardamos, sem dividir com amigos sua intimidade. Isso é feito por três razões. A mais importante é nossa falta de perícia em dividir intimidade. O mundo masculino é cruel. Porém, também achamos de bom tom não falar que nossas namoradas são boas naquilo ou péssimas nisso. Assim protegemos sua intimidade e evitamos o interesse alheio.
“Onde você quer jantar hoje?”. Quantas vezes você já ouviu essa pergunta e respondeu evasivamente? Agora pensa em quantas vezes você tinha uma preferência e respondeu evasivamente esperando que seu homem resolvesse a questão com bom senso. E ele não teve. Não confie em nós, em geral, somos péssimos em adivinhação e muito pouco sensíveis. Fale o que quer e evite passar o aniversário de namoro no jogo do Timão.
Isso é mentira, é claro. Cada pessoa é única. Substituível, porém única. Nós sofremos muitas vezes por ficarmos fixados em uma só mulher, geralmente as que mais mexeram conosco. Mas apenas nesse caso. Mulheres muitas vezes se fixam em um cara por pura falta de estima. Ou por falta de outro. Vocês não precisam ter um de nós para sobreviver, querem muito, mas não precisam. O contrário é muito mais verdade. Portanto, se não está dando certo, se não faz sentido, se não tem certeza, larga esse cara. Tem um bando de cara legal por aí. Eu juro. Se quiser, apresento.
A natureza é cruel, além de não nos fazer capazes de entender as mulheres, as faz baseada numa criptografia mutante. Cada uma funciona a partir dos mesmos estímulos, mas com diferentes reações. Homens também, podemos parecer iguais, afinal todos somos doentes por mulher, pouco sensíveis, mas cada um tem seu modo de operação. Ás vezes somos puros por fora, outras por dentro.
Não sou conhecido pela capacidade de confortar ninguém. Sou daqueles chatos que fica esfregando a verdade na cara, com a pessoa se afogando em lágrimas. Sim, é cruel, estou tentando melhorar. Mas sei que homens em geral tendem a adotar comportamento semelhante em relação a seus amigos. Não damos conforto, tentamos resolver o problema. Claro que certas situações demandam um ombro amigo, e o oferecemos. Mas se o cara ficar choramingando por muito tempo leva tapa na cara. Por isso construímos amizades duradouras. Mulheres são mais reconfortadoras, se juntam na tristeza, falam que tudo vai dar certo. Mas, nem sempre é assim. Não fique com medo de falar pra sua amiga que ela está fazendo uma cagada. Afinal, que tipo de amiga é você se deixar a outra se ferrar pelo mesmo motivo, dez vezes seguidas. Fale a verdade, é dolorido, mas resolve.
- Espione.
Sabe-se lá por qual razão, ás vezes nos vemos num ambiente repleto de pessoas do sexo oposto. Homens usam a seu favor, transformam um chá de bebê entediante em laboratório de comportamento. Um homem sozinho em ambiente cheio de mulheres ganha o poder da invisibilidade. Elas simplesmente esquecem que ele está lá e expõem seus maiores segredos. Faça como nós, a próxima vez que estiver num almoço de negócios cheio de machos, escute, preste atenção. Vale a pena.
- Não amoleça antes da hora.
Ok, isso funciona um pouco diferente no caso de vocês. Evitando comparações esdrúxulas, farei meu ponto. Não vá pra cama antes da hora. Pode ser na primeira noite? Pode, mas a chance de perder o interesse do cara é grande. Cada vez mais, as relações entre homem e mulher ficam mais rápidas, e ainda que isso pareça bom, só causa desinteresse. O homem tem espírito de conquistador, sempre, precisa de desafios. Se receber a recompensa muito cedo, não chega nem a perceber como a jornada é gostosa. Keep calm and close your legs.
quinta-feira, maio 06, 2010
quarta-feira, maio 05, 2010
10 coisas que os homens podem aprender com Tony Stark
- Coma cheeseburgers
Tony Stark é bilionário, tem dezenas de carros, uma casa que poderia abrigar a população de Portugal. Mas ele come cheeseburgers. Meu ponto. Apesar de ter as melhores coisas que o mundo pode oferecer, seu primeiro desejo a voltar a América é comer um cheeseburger. Não é nada chique ou sofisticado. Porque o que ele gosta mesmo é cheeseburger. Independente do poder aquisitivo, faça o que gosta.
- Entenda o que vc faz
O Estilo de vida playboy pode dar a impressão errada. Apesar de ser mulherengo, beberrão e gastão, Tony sabe muito bem do que se trata seu negócio. Na verdade, ele é a razão por qual seu negócio dá certo. Ele entende mais do que qualquer um de seus funcionários, tanto que fez o reator que mora em seu peito, em uma caverna. Enquanto seus funcionários não conseguiram nem em laboratório. Seja lá qual for seu ramo de atuação, conheça mais do que todos.
- Delegue
Stark não tem ilusão alguma de que sabe fazer tudo sozinho. É um gênio criador, díscipulo de Epicuro. Seu negócio não é ficar atrás de uma mesa resolvendo questões burocráticas. Para isso ele tem Pepper Potts. Sim, infelizmente nós mortais não podemos ter uma Pepper. Mas podemos sim delegar o que temos consciência de que não fazemos bem. Seja sua mulher, namorada, mãe ou secretária. Se você não consegue resolver, delegue e dê o valor/remuneração devido a isso.
- Dê gorjeta
Quer ser bem atendido, com uma atenção especial? Dê algo especial. Seja lá qual for o serviço que esteja consumindo, dê boas gorjetas se quer tratamento diferenciado. Não importa se já está pagando, para atenção especial você tem que dar mais. Assim terá seus martinis Extra dry, Extra olives, Extra fast. Só precisa de um pouco de extra money.
- Seja tolerante com sua mulher
Prcisando da ajuda de Pepper, Tony pede para tal ajudá-lo em uma tarefa delicada. Trocar o reator de seu peito. Veja bem, é o dispositivo que o mantém vivo. Ela se atrapalha, fala demais, quase o mata. Mas não há um momento em que ele se exalte. Ele sabe que precisa dela e entende que ela é daquele jeito. Falando com calma, consegue o que quer, sem chatear a moça.
- Tenha um amigo na polícia/exército
Dependendo do seu estilo de vida, uma hora ou outra você vai precisar. Se não confiar no Tony, confie em mim.
- Assuma seus defeitos
Tony é uma pessoa criada para odiarmos. Mas quem consegue? Seja nós homens que queríamos ser como ele ou as mulheres que caem no seu charme. Apesar da longa lista de defeitos, todos o amam. E por quê? Ele ser bilionário e ter um exoesqueleto de guerra que voa ajudam, mas o que é admirável, é sua capacidade de assumir seus defeitos. Sabe que é narcisista, cafajeste e alcoolatra. Assuma. Defeito é como apelido, quanto mais você negar, mais ele fica evidente.
- Be High Profile
O Homem de Ferro é a personificação do ego de Tony. Nada discreto, ele faz questão de mostrar quem está chegando. Não há por que se envergonhar ou se esconder. Portanto, não se importe em usar uma camisa roxa, uma camiseta com o Darth vader estampado ou um moicano espetado. Faça o que te der na telha e dane-se o que os outros vão pensar.
- Tenha um R8
- Tenha um bom relacionamento com a imprensa
Converse direito com as pessoas que vão falar de você. Já fazemos danos suficiente a nossas próprias imagens, cuidado quando for falar com quem vai falar. Eles tem a resposta final. Se der para levar a imprensa para a cama como Stark, melhor ainda.
-
segunda-feira, maio 03, 2010
Sim ou Não?
Formulários, pesquisas, testes, seja qual for o inquisidor, ao lhe perguntar se sim ou se não, pretende simplificar as coisas. Sem meios termos, sem condicionais, é preto ou branco. Nem “a”, nem “b”, nem “c”. O que aparentemente facilita a nossa vida, em caso de dúvida, mandamos um X de acordo com nosso humor e pronto. Mas na hora que a vida te pede a mesma coisa, você simplifica também? Sim ou não?
Não. Por mais contraditório que pareça, responder uma simples pergunta pode ser complicado. E a culpa é toda nossa. Pra variar nos enrolamos com nosso livre arbítrio e enchemos nossas vidas de “talvez”. As razões para isso? Das mais variadas possíveis. Colocamos a culpa no que estiver mais a mão, educação, tato, carinho, precaução e é claro, a indecisão.
Sim, muitas vezes realmente não sabemos a resposta, depende de uma porção de coisas. Porém, quantas vezes não sabemos exatamente o que queremos responder e disfarçamos de indecisão. Culpamos de educação. Mas lá dentro sim, sabemos que a resposta é não?
Não, eu não quero ir a feira de ciências do seu sobrinho, não eu não quero ficar com você, e não, eu não preciso me desculpar por isso.
Sim, o sim é sempre mais fácil, não precisa ser tão disfarçado, afinal, quem não gosta de ouvir um sim?
Não é fácil dizer não, mas será que devemos rever nossas desculpas? Afinal, quando não negamos estamos sendo bons com quem pergunta ou com nós mesmos? Por diversas razões venho a acreditar que só evitamos o não em benefício próprio, acreditando que nos livraremos da agrura de ser vilão, se ser acusado de egoísta, de agüentar as conseqüências.
Sim, até funciona, porém nem sempre nos livramos da pergunta, afinal, seja lá qual condicional você colocou, pode não se concretizar, e aí sobram duas opções. Sim, eu faço isso contra a vontade. Não, qualquer-mentira-vagabunda. Ou seja, olha o sim e o não aí de novo.
Não tem jeito, precisamos lidar com essas questões de uma maneira melhor. Afinal, pensa como é libertador resolver a questão ali, sem preocupações futuras, sem peso. Mas para fazer isso temos apenas uma opção, o ultimato.
Sim, pode aparecer um pouco radical, mas a partir do momento que começarmos a encarar as coisas como definitiva e urgente, acaba o espaço do talvez, a questão se fecha e você responde sem poder voltar atrás. E sem precisar se preocupar na frente.